Desde o dia 9 de dezembro, o MIS Experience, que é o novo espaço do Museu da Imagem e do Som, está disponibilizando uma experiência diferente para quem deseja conhecer um pouco mais da vida e das obras de Leonardo da Vinci. A exposição “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio” ganhou uma versão virtual e completamente gratuita, que deve ficar disponível até o final do ano, mas com a possibilidade de se manter por mais tempo.

(Foto eric-terrade – unsplash l)

A exposição sofreu algumas adaptações para que fosse possível realizar esse tour virtual, que é uma tendência nova no setor de cultura do Brasil. Outros grandes museus do país, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio), também disponibilizaram algumas das galerias na internet, utilizando plataformas específicas para tornar isso possível.

No caso do MIS Experience, a ideia foi resgatar a exposição “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, que virou notícia por aqui em 2019, quando estreou no espaço da Água Branca. Na época, comentamos que essa mostra é conhecida mundialmente e é considerada uma das melhores investigações sobre a vida do artista italiano. São expostos trabalhos de Da Vinci em 18 áreas diferentes, com algumas peças raras e até rascunhos feitos pelo gênio.

A versão digital, que está disponível no site oficial da exposição e também do MIS Experience, não perde em nada para a mostra física. Apesar de ser uma forma diferente de olhar, é algo imperdível, principalmente pelo fato de ser gratuita. Segundo os organizadores, a iniciativa é uma oportunidade para expor um conteúdo informativo e educacional para várias pessoas. Nesse caso, o uso da tecnologia acaba por ajudar nesse alcance, pois a exposição está livre para qualquer brasileiro.

Versão virtual

A ideia do MIS Experience foi simular a visita ao local e, para isso, utilizaram fotografias em 360 graus. Ou seja, a plataforma permite que você se sinta andando pela exposição e está longe de ser apenas um conjunto de fotos das obras de Leonardo da Vinci. Assim, o tour virtual acaba fazendo uma imersão com todas as obras, sendo possível até assistir vídeos e acompanhar toda a exposição com um guia também virtual.

Essa forma interativa de realizar a visita online é algo que ganhou força em 2020, principalmente pelo momento que passamos. Alguns dos museus e galerias mais importantes do mundo, como o Museu do Louvre, na França, também disponibilizou visitas virtuais com essa imersão. A ideia é usar equipamentos que tirem fotos, ou façam vídeos, em 360 graus. Dessa forma, as pessoas podem usar o computador, ou qualquer outro dispositivo, para andar pelo ambiente virtual como se estivessem por lá.

Com tecnologias cada vez mais avançadas, como o streaming e as câmeras 360, os museus estão conseguindo aumentar o alcance ao redor do mundo. Isso é um fator importante, pois essas exposições são ricas em conhecimento, mas ainda restritas a um público reduzido. Entretanto, em 2020, foi possível conhecer obras e galerias de várias partes do mundo pela internet. Ou seja, foi um ano para agregar um bom valor cultural.

Da Vinci em alta

A exposição em homenagem aos 500 anos do falecimento de Leonardo Da Vinci, que foi inaugurada em 2019, fez o artista ganhar algum destaque no entretenimento atual. Além de galerias e homenagens, o artista italiano também foi lembrado de outras formas. No ano passado, por exemplo, a Sony confirmou a produção da série Leonardo, que irá contar um pouco mais da vida íntima do artista italiano. Além disso, o gênio também ganhou espaço nos sites de cassino online, com a slot machine gratuita Double da Vinci Diamonds encontrada na VSO, que usa algumas obras do artista como temática para os apostadores. Recentemente, Da Vinci ganhou até mesmo uma versão digital na franquia Assassin ‘s Creed, que é um dos jogos mais vendidos para videogames.

É impossível entender a importância de Leonardo da Vinci para o mundo, seja aqui no Brasil ou pelos países europeus. O artista é considerado um gênio e, por conta disso, merece sempre ser lembrado em épocas comemorativas. Com 501 anos completados, o falecimento dele é um marco para a história mundial e é excelente ver diversas categorias de produções audiovisuais que relembrem a importância dessa figura na nossa história.

A versão virtual da exposição “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio” pelo MIS Experience é uma oportunidade única para aprender um pouco mais sobre Da Vinci, que pode ensinar muitas coisas até hoje, principalmente em criatividade. A exposição ficará disponível até o final deste mês, por isso é importante não perder essa visita.