A 1ª Mostra de Artes Rede TRANSmoras acontece entre os dias 03 e 07 de novembro no site do coletivo. Na curadoria do evento, estão propostas artísticas desenvolvidas em projetos do Ateliê TRANSmoras que, durante a pandemia, ofereceu residências artísticas e curso online. O Autonomia Trans contou com conteúdos em negócios em arte e economia criativa, com todas as participantes pessoas trans de seis estados do país.

(Imagem: Divulgação)

Para concluir projetos aplicados durante a formação, o evento reúne seis artistas da rede em uma mostra coletiva em diferentes linguagens poéticas: performance, oficinas, talks, videoarte e podcast. “Durante a pandemia muitas pessoas que trabalham com o ramo criativo perderam sua renda e a formação possibilitou fomentar as potências de artistas trans que se propuseram a pensar como transformar seu trabalho para o digital, construir sua marca e monetizar seus conteúdos”, conta Antonia Moreira, porta-voz do projeto.

Os trabalhos prometem sensibilidade e afetos, explorando camadas de um grupo de pessoas silenciado por bastante tempo. Entre as artistas, Hiura Fernandes, de João Pessoa, apresentará ao vivo sua performance “Da mandioca: Sobre memórias de infância, Oralidade e a transmutação de corpos travestis” no dia 05, quinta, às 15h no Instagram @atelietransmoras. A abertura é com Rafa Kennedy e Antonia Moreira, na terça, 03, às 20h, em live sobre o projeto e as potências de coletivos organizados. As oficinas com Lino Calixto Mairaum e Águi Berenice são exclusivas para pessoas trans e possuem vagas limitadas com inscrição no transmoras.com/mostra. Por fim, a artista CALANGX apresenta dois trabalhos audiovisuais inéditos, com lançamento de um deles já na estreia.

O Ateliê TRANSmoras é um espaço de produção cultural em Barão Geraldo, Campinas, que organiza há sete anos costureiras, modelos, artistas, ativistas e empreendedoras trans para criação e geração de renda. Foi fundado pela estilista e ativista Vicenta Perrotta. A Mostra de Artes conta com produção de Antonia Moreira, Lino Calixto e Rafa Kennedy.

Para mais informações sobre a programação acesse o Instagram e site oficial.

“Mostra de Talentos”

Onde: disponível em @atelietransmoras no instagram e transmoras.com/mostra

(Carta Campinas com informações de divulgação)