O Grupo de Teatro Estúdio Cênico convida o público para assistir a seu novo espetáculo online, “O Espectador Condenado à Morte”, que estreia no próximo dia 5 de dezembro.

(Imagem: Divulgação)

O espetáculo é uma adaptação para as telas do cômico e impetuoso texto do dramaturgo romeno Matéi Visniec. Ele se passa em um julgamento, onde Juiz, Procurador, Defensora e Escrivã se usam de inúmeros artifícios para condenar um terrível crimonoso: o próprio espectador.

Além disso, usando-se dos recursos da chamada de vídeo, os membros do tribunal apresentarão provas (nem sempre convincentes) e convocarão testemunhas para tentar convencer a todos, inclusive o espectador, de que o melhor resultado final é a sua punição. Mas estariam essas excêntricas figuras livres de seus próprios julgamentos?

A versão original do texto de Visniéc pede o uso de equipamentos eletrônicos, como câmeras fotográficas e telas de projeção. Nesta adaptação online, o grupo deseja provocar as mesmas experiências e reflexões, mas desta vez na tela de uma chamada de vídeo. Os espectadores que desejarem poderão participar do espetáculo através da imagem de suas câmeras e serem julgados pelos absurdos personagens.

A sede do Estúdio Cênico completou 20 anos em 2020, mas está com as atividades paralisadas por conta do distanciamento. Além do grupo teatral, o Estúdio conta com uma equipe especializada de professores, que atualmente realizam diversos cursos de formação online (para atores e educadores) e produzem os espetáculos para a internet.

Sediada em Campinas, a equipe do Estúdio Cênico empreende trabalhos de diversas naturezas. O núcleo de profissionais dessa equipe é responsável há duas décadas por um extenso trabalho na formação de artistas de Campinas e região, tendo formado, por meio de cursos livres e oficinas de teatro, mais de 1.000 alunos, que se destacam em escolas e festivais, colocando em prática o aprendizado de uma vida no teatro. A equipe Estúdio Cênico ainda atende quatro escolas regulares na Região Metropolitana de Campinas, nas quais é responsável por mais de 500 alunos e produz mais de 20 espetáculos anualmente, com ampla circulação nos Festivais de teatro amador em São Paulo e Minas Gerais.

Ficha técnica:
Texto: Matéi Visniec
Direção: Mateus Gomes
Elenco:
Ana Beatriz – Escrivã
Criso Martins – Juiz
Giulia Brandão – Defensora
Gustavo Moura – Segunda Testemunha Henrique Silveira – Primeira Testemunha e Quarta Testemunha Mateus Gomes – Terceira Testemunha Ricardo Lima – Procurador

Data e Horário:
05/12 (sábado) – 20h
12/12 (sábado) – 20h
19/12 (sábado) – 20h
Local:
Sala online do Zoom, link será enviado por e-mail após confirmação da compra.
Ingresso: R$ 10,00 | Compra no site www.estudiocenico.com
Mais informações: @estudiocenico(facebook/instagram)
/[email protected] (e-mail)

(Carta Campinas com informações de divulgação)