A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, há mais de quatro meses e com mais de 800 mil visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Na próxima quinta-feira (5/11), a série estreia o clássico “Lili Marlene”, a obra de ficção “A Festa” e o documentário “A Rainha Nzinga Chegou”, o filme “Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio” pelo Ciclo Autoria Indígena, a obra “Sangue de Pelicano” pela “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!”, o título “Nada de Errado”, pelo Cine África, além de um programa especial de curtas para a garotada, pelo CineClubinho .

“Lili Marlene”

Dentre as boas sugestões de títulos nesta semana, está o clássico “Lili Marlene”, de Rainer Werner Fassbinder. O filme traz Wilkie (Hanna Schygulla) que, ao gravar a popular canção “Lili Marleen”, se torna a cantora mais famosa da Alemanha de Hitler. Mesmo no auge da fama, ela não encontra a felicidade, pois vive um romance proibido com Robert (Giancarlo Giannini), um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. O filme é baseado livremente na autobiografia da cantora Lale Andersen. Classificação indicativa: 14 anos.

“A Festa”

Outra opção é “A Festa”, de Laura Amelia Gusmán e Israel Cárdenas. Vera é uma atriz em fim de carreira que decide realizar o sonho de dirigir um musical, chamado A Festa, a partir de um roteiro não terminado deixado por um amigo, o cineasta dominicano Jean-Louis Jorge (1947-2000). Ao desembarcar na República Dominicana, ela reencontra os antigos amigos Victor e Martin, que serão o produtor e o diretor de fotografia do filme. Mas logo conflitos e mortes começam a aparecer durante as gravações. Classificação indicativa: 16 anos.

“A Rainha Nzinga Chegou”

Já o documentário “A Rainha Nzinga Chegou”, de Júnia Torres e Isabel Casimira, mostra antigos reinos, com suas coroas, séquitos e guardas, seus cosmos singulares, que (re)existem hoje nas terras alhures das minas gerais. Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica rainha Nzinga, e às terras dos reis do Congo, Angola, pelos descendentes da eterna Rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio, Isabel Casimira, presença central deste filme. Classificação indicativa: 10 anos.

“Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio”

A semana também conta com a estreia do título “Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio”, pelo Ciclo de Autoria Indígena. O documentário, com direção coletiva de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites e Johnn Nara Gomes, fala sobre a história de resistência dos povos indígenas Guarani e Kaiowa, que os levou a reconquistar suas terras.

Pelo Ciclo de Autoria Indígena, a cada mês, um filme ou seleção de filmes entra em cartaz na plataforma do Sesc Digital – Cinema #EmCasaComSesc e fica disponível ao público pelo período de 30 dias. São produções que ampliam olhares sobre a diversidade cultural por meio de um cinema que se realiza nas e com as florestas, os cerrados, a natureza, o território, a cosmologia. Os filmes resultam de um intenso processo de apropriação tecnológica contemporânea a partir de matrizes culturais tradicionais que fazem do cinema um potente caminho para o fortalecimento cultural, fonte de expressão de diversas formas de ser e estar no mundo e de transmissão de saberes. A curadoria é da documentarista e antropóloga Júnia Torres, organizadora e curadora do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

“Nada de Errado”

O Cine África – que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia e Nigéria – apresenta o título “Nada de Errado”, de Aladin Dampha, Ebuka Anokwa e Lionel Rupp. O documentário é a voz de vários imigrantes africanos em situação precária que vivem em Lausanne, Suíça. Eles evocam as dificuldades do seu cotidiano, vinculadas à precariedade e ao controle policial abusivo vivenciado. Classificação indicativa: Livre.

“Viagem na Chuva”

Pelo CineClubinho, novo espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infanto-juvenil, o destaque é terceira semana da programação de curtas de animação que falam de convivência e o relacionamento, seja com pais, com amigos ou mesmo com pessoas “indesejadas”. O título “Josué e o Pé de Macaxeira”, de Diogo Viegas, conta a história de Josué, que ao trocar seu burro por uma macaxeira mágica, descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica. “Viagem na Chuva”, de Wesley Rodrigues, fala do longo caminho percorrido pela chuva até seu lugar de destino – assim como o circo. Quando os dois se vão, ficam as lembranças. O filme “Macacada”, de Thomas Larson, mostra um menino solitário que sonhava em alçar voos mais altos. Com a ajuda dos amigos macacos, ele descobre novas formas de brincar e de perceber o mundo. “Corações Encouraçados”, de Jamile Coelho e Cintia Mariau, fala de João, que vive no Sertão nordestino e enfrenta o desafio de encontrar água, deixando em casa sozinha sua esposa Ana, grávida de nove meses, que reza a espera da chuva. Em “Pajerama”, de Leo Cadaval, um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

“Sangue de Pelicano”

Disponível a partir de 7/11, o filme de ficção “Sangue de Pelicano”, de Katrin Gebbe, é o último título da “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!” no Cinema Em Casa. A obra conta a história de Wiebke (Nina Hoss), uma treinadora de cavalos que adota Raya, uma menina de cinco anos. Quando descobre que Raya sofre de uma doença que a impossibilita de estabelecer conexões emocionais ou sentir empatia, colocando a si mesma e todos a sua volta em perigo, Wiebke se vê em uma situação inimaginável. Classificação indicativa: 14 anos.

A “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!” é uma realização do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em parceria com o Sesc São Paulo e que neste ano comemora os 30 anos da Reunificação Alemã. Até 13 de novembro, seis premiados títulos dirigidos por mulheres serão disponibilizados gratuitamente no Sesc Digital. A cada sábado, uma nova opção entra em cartaz, todas legendadas em português. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa .

PROGRAMAÇÃO #EmCasaComSesc

ESTREIAS 5/11

LILI MARLENE
(Dir.: Rainer Werner Fassbinder | Alemanha | 1981 | 120 min | Ficção | 14 anos)
Ao gravar a popular canção “Lili Marleen”, Wilkie (Hanna Schygulla) torna-se a cantora mais famosa da Alemanha de Hitler. Mesmo no auge da fama, não encontra a felicidade, pois vive um romance proibido com Robert (Giancarlo Giannini), um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. Será que o amor deles resistirá aos tempos de guerra? Baseado livremente na autobiografia da cantora Lale Andersen.

A FESTA
(Dir.: Laura Amelia Gusmán & Israel Cárdenas | República Dominicana, Argentina, México | 2019 | 90 min | Ficção | 16 anos)
Vera é uma atriz em fim de carreira que decide realizar um sonho: dirigir um musical chamado A Festa, a partir de um roteiro não terminado deixado por um amigo, o cineasta dominicano Jean-Louis Jorge (1947-2000). Ao desembarcar na República Dominicana, Vera reencontra os antigos amigos Victor e Martin, que serão o produtor e o diretor de fotografia do filme. Os cineastas se divertem em vários eventos sociais, mas logo conflitos e mortes começam a aparecer durante as gravações.

A RAINHA NZINGA CHEGOU
(Dir.: Júnia Torres e Isabel Casimira | Brasil, Angola | 2019 | 74 min | Documentário | 10 anos)
Antigos reinos, com suas coroas, séquitos e guardas, seus cosmos singulares, (re) existem hoje nas terras alhures das minas gerais. Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica rainha Nzinga, e às terras dos reis do Congo, Angola, pelos descendentes da eterna Rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio, Isabel Casimira, presença central deste filme.

CICLO AUTORIA INDÍGENA

AVA YVY VERA – A TERRA DO POVO DO RAIO
(Dir.: Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes e Edna Ximenes | Brasil | 2016 | 52 min | Documentário | Livre)
“Aqui é o coração da terra. Estamos lutando pelo coração da terra, este território. Não lutamos só por esse pedaço, mas por todos os territórios do coração da terra. Esse é o nosso lugar. Nós, Avá, somos descendentes do coração da terra.” (Rezador Valdomiro Flores, Tekoha Guaiviry, 2014)

MOSTRA ALEMÃ DE CINEMA: ELAS DIRIGEM!

SANGUE DE PELICANO
(Dir.: Katrin Gebbe | Alemanha, Bulgária | 2019 | 121 min | Ficção | 14 anos)
Wiebke (Nina Hoss) é uma treinadora de cavalos que adota Raya, uma menina de 5 anos. Quando ela descobre que Raya sofre de uma doença que a impossibilita de estabelecer conexões emocionais ou sentir empatia, colocando a si mesma e todos a sua volta em perigo, Wiebke se vê em uma situação inimaginável. Conforme a menina fica cada vez mais agressiva e coloca a filha mais velha da família, Nicolina, em risco, Wiebke se vê obrigada a decidir se deve ou não ficar com Raya.

[Disponível de 7/11 a 13/11]

CINE ÁFRICA

NADA DE ERRADO
(Dir.: Aladin Dampha, Ebuka Anokwa, Lionel Rupp | Suíça | 2019 | 49 min | Documentário | Livre)
Filmado após a morte do imigrante nigeriano Mike Ben Peter durante uma prisão em 2018, o documentário é a voz de vários imigrantes africanos em situação precária que vivem em Lausanne, Suíça. Evocam as dificuldades do seu cotidiano, vinculadas à precariedade e ao controle policial abusivo vivenciado. O filme mostra seus pensamentos e análises sobre sua situação e também suas piadas relacionadas ao cotidiano. Alguns testemunham com máscaras, outros com o rosto descoberto.

CINECLUBINHOSESSÃO DE CURTAS: CONVIVÊNCIA – PARTE 3

SESSÃO DE CURTAS: CONVIVÊNCIA – PARTE 3
Animações que mostram a convivência e o relacionamento entre as pessoas, seja com os pais, com os amigos ou mesmo com pessoas “indesejadas”.

JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA
(Dir.: Diogo Viegas | Brasil | 2009 | 12 min | Livre)
Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.

VIAGEM NA CHUVA
(Dir.: Wesley Rodrigues | Brasil | 2014 | 13 min | Livre)
A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando os dois se vão, ficam as lembranças.

MACACADA
(Dir.: Thomas Larson | Brasil | 2016 | 4 min | Livre)
Era uma vez um menino solitário que sonhava em alçar voos mais altos. Com a ajuda dos amigos macacos, descobre novas formas de brincar e de perceber o mundo. *Clipe da canção “Macacada” do grupo de música para crianças “Angudadá”.

CORAÇÕES ENCOURAÇADOS
(Dir.: Jamile Coelho e Cintia Mariau | Brasil | 2019 | 16 min| Livre)
Década de 50, 2019 ou futuro? João vive no Sertão nordestino enfrenta o desafio de encontrar água deixando em casa sua esposa Ana sozinha e grávida de nove meses. No cenário fascinante de um Brasil esquecido, Ana reza a espera de um milagre: a chuva. Enquanto isso, João atravessa o sertão na esperança de conseguir levar água para casa.

PAJERAMA
(Dir.: Leo Cadaval | Brasil | 2008 | 9 min | Livre)
Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

(Carta Campinas com informações de divulgação)