O brasileiro Manoel Santos, amigo do fundador do Wikileaks, Julian Assange cometeu suicídio no interior da prisão de Belmarsh, no Reino Unido, ao ser informado  de que seria deportado para o Brasil. Segundo Stella Moris, advogada e mãe de dois filhos de Assange, Santos era gay e temia ser perseguido por sua sexualidade caso retornasse ao seu país de origem. “Manoel corria alto risco. Seu suicídio era previsível. Uma investigação sobre o caso dele pode prevenir futuros suicídios”, escreveu Moris no Twitter. 

(foto david g silvers- wiki)

Ainda segundo ela, Assange teria ficado “arrasado” ao saber do suicídio do brasileiro   e disse esperar que o governo britânico abra uma investigação sobre a decisão que resultou na ordem de extradição. Santos ocupava uma cela na mesma ala da prisão de segurança máxima em que Assange está preso e o ajudava na tradução de cartas recebidas em português. 

Julia Assange foi preso após tornar pública a participação do Exército dos Estados Unidos em diversos crimes de guerra nas invasores do Iraque e Afeganistão. Ele  está preso na Inglaterra há um ano e meio, aguardando o julgamento de um pedido de extradição feito pelo governo dos EUA, que o acusa dos crimes de espionagem e conspiração. (Do 247)