Em São Paulo – Com o objetivo de expandir seu espaço físico e atingir públicos diversos, o MAM na Cidade, projeto do Museu de Arte Moderna de São Paulo, ganha uma segunda edição e será realizado nos dias 20 e 27 de novembro, respectivamente, nas zonas sul e leste de São Paulo. Com recorte baseado na Consciência Negra, obras de artistas negros e negras como Antônio Obá, Mariana de Matos, Mestre de Didi e Rosana Paulino, serão projetadas em escala monumental na fachada do Instituto Baccarelli, no bairro de Cidade Nova Heliópolis, e no Centro Cultural Arte em Construção, no bairro de Cidade Tiradentes.

Dança, 1865, Heitor dos Prazeres (Foto: Romulo Fialdini)

Segundo o curador do Museu, Cauê Alves, “entre os objetivos do projeto MAM na Cidade está a vontade do Museu em se aproximar da vida e do cotidiano das pessoas. Mais do que uma exposição de projeções monumentais, trata-se de um convite para que o cidadão se aproxime do acervo do MAM, conheça o trabalho de artistas fundamentais para a nossa história, além de poder participar dos inúmeros programas e atividades educativas que realizamos. É a postura de um Museu que se abre para toda a cidade, um esforço de irmos para além do Parque Ibirapuera e chegarmos em locais que tradicionalmente os museus não estão presentes”.

Esta etapa do MAM na Cidade tem curadoria de Deri Andrade, pesquisador e jornalista alagoano radicado em São Paulo que integra a equipe de comunicação do Museu e, também, fundador do Projeto Afro, uma plataforma de mapeamento e difusão de artistas afrodescendentes. Seu projeto curatorial foi pensado a partir da realização da mostra histórica A Mão Afro-brasileira, exibida em 1988 no MAM São Paulo com curadoria de Emanoel Araújo.

Ao todo, serão projetadas sete obras do acervo do MAM São Paulo, além de um dos cartazes de A Mão Afro-Brasileira e um trabalho em vídeo de Mariana de Matos, que integrou a 36ª edição do Panorama da Arte Brasileira: Sertão no MAM.

“O Museu de Arte Moderna de São Paulo possui um dos mais importantes acervos de arte moderna e contemporânea do país. Realizar um recorte como este, com obras de artistas negros e negras de diversas narrativas e contextos, que extrapola os espaços físicos do MAM, é uma forma de levar essa produção artística para o conhecimento de ainda mais pessoas e também apresentar a diversidade da arte de autoria negra presente no acervo do Museu”, explica Deri Andrade.

Na estreia da ação, não por acaso em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a projeção em Heliópolis (19h às 20h) será acompanhada por uma apresentação musical ao ar livre de quinteto de alunos da Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli. A realização do evento segue as orientações dos órgãos de saúde pública, com medidas de distanciamento e uso de máscara facial para evitar o contágio ou disseminação do Covid-19.

Edilson Ventureli, maestro e diretor executivo do instituto, contextualiza: “há 24 anos o Instituto Baccarelli tem quebrado barreiras sociais, levando seus alunos para se apresentar nos principais palcos da cidade e, também, a frequentarem diferentes espaços culturais de forma a ampliar sua formação artística e intelectual. Então, nos deixa muito felizes quando o oposto acontece e uma atração cultural vem até Heliópolis, até a periferia, cumprindo o mesmo propósito, de inclusão, de democratização da cultura”.

Sem título, 1997, Rosana Paulino (Foto: João Musa)

De forma a transcender a efemeridade das projeções e ampliar o debate, aproximando ainda mais as obras das comunidades Heliópolis e Cidade Tiradentes, o Inspirar-te ( https://www.inspirar-te.com/) produziu, em colaboração com o MAM, um vídeo educativo de Experiências Poéticas que propõe questões disparadoras e reflexões acerca das obras e seus contextos. Assim, o Inspirar-te se torna uma ponte ao possibilitar outras formas de mediação cultural para jovens, crianças e público em geral, além de toda comunidade e sociedade – interessados em debater, conhecer e aprender mais sobre arte. O vídeo será lançado na semana de realização do projeto nas redes sociais do Museu, no perfil do @projetoinspirarte, e dos outros parceiros da iniciativa. O Inspirar-te acredita na aproximação de conteúdo e experiência de forma acessível e enriquecedora às crianças e adultos para se aproximarem do universo artístico de forma leve e divertida.

Ao longo de novembro, o Educativo do MAM São Paulo também traz ao público atividades educativas online e presenciais pensadas a partir do protagonismo negro de artistas, curadores, educadores e pesquisadores. A programação, que inclui diversas experiências de saberes pedagógicos e artísticos para todas as idades, pode ser conferida no site do Museu: https://mam.org.br.

MAM na Cidade
Datas: 20 de novembro, das 19h às 20h (Instituto Baccarelli, no bairro de Cidade Nova Heliópolis) e 27 de novembro, das 19h às 20h (Centro Cultural Arte em Construção, no bairro de Cidade Tiradentes)

(Carta Campinas com informações de divulgação)