A programação da série Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, está em nova fase, com os atores e as atrizes ocupando os palcos das unidades do Sesc na capital paulista, além das apresentações transmitidas das casas dos artistas. Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher versões de espetáculos com estruturas maiores, que contarão com os recursos do palco para a transmissão. Nesta nova fase, os teatros receberão as peças sem a presença do público e dentro de todos os protocolos de segurança. Em novo horário, mais cedo, às 21h, a série tem apresentações aos domingos, quartas e sextas.

As apresentações podem ser vistas no YouTube do Sesc São Paulo ou no Instagram Sesc ao Vivo.

O formato híbrido, com a manutenção das transmissões realizadas da casa dos artistas, permite que a série continue oferecendo encontros com nomes de outros estados e com atores e atrizes em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Com a possibilidade das transmissões nos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais, ajudando a estimular o setor cultural. Com uma parcial e gradativa retomada das atividades do Sesc São Paulo, o início da programação nos palcos é um momento importante para a cultura e para uma retomada mais ampla no futuro.

“Rapte-me Agora” (Foto: Leekyung Kim)

Na quarta-feira (28/10), diretamente do palco do Sesc Santana, será apresentado o espetáculo “Rapte-me Agora!”, com texto de Ed Anderson, direção de Cynthia Falabella e atuação de José Sampaio e Michelle Boesche. Em uma tarde nublada de domingo, num ponto de ônibus, dois jovens se encontram e tentam se (re)conhecer – sem que o público tenha total clareza se são desconhecidos ou não -, enquanto o meio de transporte pelo qual esperam não chega. O enredo da adaptação faz alguns giros sobre a memória e os afetos dos personagens, que refletem sobre temas como o amor, amigos e família. Classificação: 12 anos.

“Amar, verbo intransitivo” (Foto: João Caldas)

Sexta-feira (30/10), o palco do Sesc Ipiranga recebe “Amar, Verbo Intransitivo”, que conta direção de Dagoberto Feliz e música de Dan Maia. O espetáculo, criação teatral a partir do romance homônimo de Mário de Andrade (1893-1945), apresenta Fräulein Elza, governanta alemã contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação amorosa de Carlos, o primogênito herdeiro. A relação amorosa que nasce desse encontro é um meio para o autor tecer críticas sociais à moral da época, em especial na questão das relações de aparência e o papel de subordinação da mulher na sociedade. Com Luciana Carnieli, que também assina a adaptação, e Pedro Daher. O espetáculo, que estreou em 2019, recebeu o Prêmio Cleyde Yáconis da Secretaria Municipal de Cultura da São Paulo. Luciana Carnieli foi indicada por sua atuação aos Prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Aplauso Brasil. Classificação: 12 anos.

Walderez de Barros (Foto: Elias Andreato)

Encerrando a semana, no domingo (1/11), Walderez de Barros, uma das mais respeitadas atrizes brasileiras, que completa 80 anos no dia 31 de outubro, apresenta diretamente de sua casa, em São Paulo, “Tantas Palavras”, com roteiro e direção de Elias Andreato. No trabalho inédito, Walderez compartilha textos da dramaturgia universal, selecionados por ela mesma, e interpreta trechos de obras de grandes autores, como Eurípides (séc V. a.C.), William Shakespeare (1564-1616) e Anton Tchekhov (1860-1904). No espetáculo, a atriz declama, ainda, “O Navio Negreiro”, do poeta Castro Alves (1847-1871), e traz textos do dramaturgo Plínio Marcos (1935-99), com quem foi casada. Classificação: 14 anos.

Agenda de 28 de outubro a 1º de novembro, 21h

28/10, quarta-feira: José Sampaio e Michelle Boesche em Rapte-me Agora!

30/10, sexta-feira: Luciana Carnieli e Pedro Daher em Amar, Verbo Intransitivo

1/10, domingo: Walderez de Barros em Tantas Palavras

(Carta Campinas com informações de divulgação)