Com o intuito de disseminar a cultura negra, proporcionar novas narrativas e modos de fazer cinema com foco na autonomia do povo preto, a plataforma Videocamp recebe até o dia 09 de outubro a 3ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB), que conta com 15 filmes, duas masterclasses, oficina, apresentação cultural e a grande novidade deste ano: o impulso cultural para realizações audiovisuais de jovens negros. Para assistir aos filmes da mostra, basta se cadastrar na plataforma e, no momento da sessão, será necessário apenas fazer o login. Para ter acesso às informações sobre as outras atividades, basta acompanhar as redes sociais da MIMB .

Cena de “Merê”, de Urânia Munzanzu

Os filmes do evento ficarão disponíveis na página “Mostras” dentro da plataforma Videocamp, ambiente digital que permite exibir online, durante este momento de distanciamento social, eventos realizados por parceiros e que, até então, aconteciam majoritariamente de forma presencial. Essa ação dá continuidade ao compromisso da plataforma com o bem-estar da população diante do avanço da Covid-19, bem como com a democratização do acesso à cultura e informação.

A programação, que tem como tema “Árvores Ancestrais – Tempo e Cura”, reúne diversos filmes, entre eles “1798: Revolta dos Búzios”, que fala sobre um levante dos negros baianos que marcou a luta pela independência e pelo fim da escravidão; “Santos Imigrantes”, curta independente que lida com as religiões de matriz africana no Brasil a partir da presença marcante do orixá Exu; “Merê”, que retrata as mulheres da tradição Jeje Mahi na Bahia em uma jornada em Benin, na África; e “Pattaki”, que retrata peixes agonizando à beira-mar à medida que a água invade a cidade e forma espelhos que distorcem sua imagem.

“A parceria entre a MIMB e o Videocamp foi muito oportuna e veio em boa hora. No contexto da pandemia e, enquanto festival independente foi fundamental contar com todo esse suporte técnico, segurança e qualidade para a realização da mostra em uma plataforma digital. É importante contar com parceiros com sensibilidade de compreender as delicadezas da MIMB, um festival que surge para romper as barreiras do racismo e do machismo no cinema, que ainda encontra muitas dificuldades e cuja realização é sempre uma luta intensa. Além disso, estar em um ambiente com outros filmes, outras produções, é algo que fortalece muito o processo de democratização do acesso e distribuição de produções cinematográficas para além do circuito comercial”, ressalta Daiane Rosário, idealizadora e coordenadora geral da MIMB.

“É uma imensa alegria poder contribuir com a Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba. Reconhecemos a importância e a potência da MIMB, que nesta terceira edição tem como tema ‘Árvores Ancestrais – Tempo e Cura’, e acreditamos na sua missão de luta pela ampliação dos espaços e suas narrativas, promovendo uma sociedade mais plural”, conta Cauê Satomi, um dos responsáveis pela seção Mostras da plataforma Videocamp.

O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) é um festival internacional de cinema que atua ampliando espaços de acesso às obras cinematográficas produzidas por realizadores negros da diáspora. A MIMB contempla as seguintes atividades: exibição de filmes, ações formativas e educacionais para jovens, crianças, conferências e ações formativas para profissionais da área, e apresentações culturais.

(Carta Campinas com informações de divulgação)