Nesta terça-feira (27/10), às 19h, Iara Ferreira apresenta o espetáculo “Música Mulher”, como parte da programação online realizada pelo Sesc Campinas.

Iara Ferreira (Foto: Bianca Santucci)

O show apresenta um apanhado refinado e popular de canções de compositoras brasileiras dos anos 50 até a atualidade que vêm trabalhando e inventando, desde os tempos áureos da chamada MPB, formas musicais e poéticas de narrar o Brasil, seu povo, amor e cultura. O show gratuito pode ser acompanhado pelo canal youtube.com/sesccampinas.

“Realizarmos este espetáculo oito meses após termos toda a agenda de shows cancelada em virtude da pandemia é maravilhosos. O Sesc, instituição amiga do artista brasileiro, é símbolo de excelência e incomparável em termos de dignidade e respeito com que acolhe cada um dos profissionais envolvidos nas ações que promove. De minha parte, foi uma felicidade imensa poder retornar ao palco, mesmo que ainda sem o calor do público presencial, neste espaço tão especial. Fato é que a vida se transformou e é nítida a sensação de que “nada será como antes” – por isso é uma grande alegria poder construir e aprender junto do Sesc novos formatos, experiências, para continuarmos levando ao público o que fazemos com tanto amor e suor, na convicção de que a arte e a educação são ferramentas de transformação e crescimento, essenciais para a construção de um país mais igualitário, justo e potente. Agradeço imensamente à toda a equipe pela oportunidade e pela atenção ao meu trabalho. Este momento ficará para sempre em nossas memórias”, diz a artista.

Iara Ferreira (Foto: Bianca Santucci)

A voz e violão de Iara Ferreira, piano de Leonardo Freitas, contrabaixo de Cleber Fogaça e bateria de Guilherme Carvalho, resultam em sonoridade versátil que dá conta da variedade estética das obras apresentadas, sem que percam suas singularidades. O espetáculo se justifica pela necessidade de colocarmos holofotes sobre o trabalho de compositoras da MPB que ao longo da história nem sempre desfrutaram do mesmo reconhecimento que seus colegas homens.

Em um apanhado de precursoras a contemporâneas, o show busca ainda apresentar novas compositoras que desenvolvem a linguagem popular brasileira em seus trabalhos musicais, contribuindo, desta maneira, para que os espaços sejam, a cada dia, mais igualitários no âmbito da arte e da cultura popular.

No repertório desta terça-feira o público tem a oportunidade de ouvir músicas de Chiquinha Gonzaga, Joyce Moreno, Fátima Guedes, Tom Jobim e Doloren Duran, entre outros importantes nomes da música brasileira.

Dia: 27.10, terça-feira
Horário: às 19h Local: youtube.com/sesccampinas
Apresentando: Iara Ferreira em “Música Mulher”

(Carta Campinas com informações de divulgação)