O Brasil tem “6 Berlusconis”, em referência a Sílvio Berlusconi, bilionário neoliberal da mídia italiana. O berlusconis brasileiros concentram mais de 90% da audiência nacional, em todos os tipos de mídia.

(imagem de vídeo + art -reprodução)

Essa é uma das informações presentes no filme brasileiro que denuncia a concentração de mídia no país. O documentário A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha, que estreia nas plataformas de internet, tem a participação de Glenn Greenwald, Noam Chomsky, Luís Nassif, Laura Capriglione, Xico Sá, Jessé Souza, entre outros. A trilha sonora é de Andre Abujamra.

Segundo alguns dos entrevistados, os Berlusconis brasileiros foram responsáveis por uma das maiores fraudes jornalísticas de todos os tempos: uma manipulação em massa que destruiu a confiança da população na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo. 

A estreia é no dia 22 de outubro, nas plataformas NOW, iTunes, Vivo, Microsoft e Looke. O documentário, produzido pela Salamanca Filmes para o canal CINEBRASiLTV e dirigido pelo jornalista Pablo Guelli, mostra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto pelas 6 famílias que dominam o sistema de informação do país.

Veja mais

Prêmios

Melhor longa-metragem e melhor  direção no Festival Internacional de Cinema de Santos; Melhor documentário no Cinefest Pedra Azul  (Brasil); melhor documentário pelo júri e crítica no Festival de Caruaru e no Five Continents Film Festival (Venezuela); Prêmio de 3º melhor documentário no Festival Internacional de Documentários Santiago Álvarez (Cuba). Seleção oficial no Festival do Rio e DocLisboa (2019).

Festivais

Selecionado para 20 festivais nacionais e internacionais em 2020, entre eles: Festival Latino Americano di Trieste; Madrid Indie Film Festival; DocsMX (México); United Nations Film Festival (EUA); Social World Film Festival (Itália); Festival de Cinema  

Guarnicê (Brasil); Santos Film Fest; Festival  Internacional Cine de América (México); Cindie Festival (Brasil); Festival Internacional de Cine por los Derechos Humanos (Colômbia); Festival Internacional de Cine de los Derechos Humanos  (Bolívia); Albania Human Rights Film  Festival; AmazôniaDoc  (Brasil); Festival de Carpina (Brasil);  Festival de Derechos Humanos Tenemos que Ver (Uruguai).

FICHA TÉCNICA

Produtora: Salamanca Filmes 

Duração: 72 minutos 

País: Brasil 

Direção: Pablo Guelli 

Roteiro: Pablo Guelli 

Fotografia: Rogério Che 

Trilha original: André Abujamra

Montagem: Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques 

Pós-produção: Fábio Costa Menezes 

Designer: Renato de Almeida Prado 

Edição de som: Ariel Henrique  

Motion: Gustavo Duarte

Produção: Pablo Guelli 

Prod. Executiva: Pablo Guelli e Thais Alemany 

Impacto Social: Pablo Guelli