O movimento Armorial, fundado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, autor de obras como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, será tema da oitava e última live do Sarau Viva Nordeste, que acontece nesta sexta-feira, a partir das 14h, pelas redes sociais do projeto (Youtube e Facebook).

(Foto: Divulgação)

O Sarau Viva Nordeste é um projeto que nasceu do encontro entre Dani Almeida, uma artista nordestina atuante na literatura de cordel em Campinas e região, e a produtora cultural campineira, Janice Castro.  Engajadas em várias ações culturais da região, ambas sentiram a necessidade de desenvolver um projeto voltado ao universo do nordeste, uma vez que, segundo Janice, as ações voltadas a esta temática ainda aconteciam de forma tímida e superficial na cidade de Campinas, apesar do grande número de nordestinos e descendentes habitar o município. “Muitos educadores e promotores culturais nos procuravam querendo conhecer e entender mais sobre a cultura do Nordeste e como ela acontece aqui na nossa região. Criamos o projeto para apresentar estes artistas e também despertar o interesse pelo conhecimento das tradições populares tão importantes na formação da nossa identidade brasileira”, explica Janice, diretora executiva do projeto.

Selecionado pelo edital 14/19 do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Sarau Viva Nordeste contou com vários desafios, dentre eles o de ter sido adaptado para o formato virtual, em virtude da pandemia do novo Coronavírus. “Adequar as apresentações, que seriam realizadas em espaços culturais de Campinas, para o ambiente online, não foi uma missão fácil. Alguns artistas nem internet em casa tinham. Mas, num esforço conjunto entre o elenco e nossa equipe de suporte tecnológico, todos superaram as dificuldades e apresentaram lindos espetáculos”, lembra Débora Castro, diretora de imagem do projeto.

No ar desde junho, com apresentações a cada 15 dias e oficinas culturais gratuitas durante as semanas, o Sarau Viva Nordeste levou para seu palco virtual mais de 30 artistas e mestres da cultura popular brasileira em lives temáticas ao vivo, com mais de três horas de duração. Todas as edições permanecerão no ar, após a conclusão do projeto. Em junho, as celebrações do Sarau foram voltadas aos festejos juninos no “Especial Santo Antônio” e “Acenda a Fogueira do seu Coração”. Já as lives de julho contaram com os temas: “O Sertão que há em Mim” e “Litoral Interior:- entre os Coqueiros e as Ondas do Mar”. Em agosto, as edições “Encantos Folclóricos” e a “Oralidade em Cena” mostraram um Brasil brincante e cheio de história a cada espetáculo apresentado. As edições de setembro “O Universo do Cordel”, realizado no último dia 12, e o “Movimento Armorial Brasileiro”, que acontece no próximo dia 25, finalizam o projeto que já contabiliza mais de 10 mil visualizações e uma excelente repercussão de mídia e público.

Última edição reverencia integração de culturas

O movimento armorial, que prega o fim da segregação da cultura popular e que propõe fundamentar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares do sertão nordestino, será o grande destaque desta última edição do Sarau Viva Nordeste.  “Este movimento nos transporta de uma forma muito mágica ao universo dos folhetos de cordel do romanceiro popular do nordeste e das nossas raízes ibéricas medievais. Sua estética sonora é incrível e é refletida em várias áreas como no teatro, na dança, no cinema, na literatura e nas artes plásticas. O Sarau Viva Nordeste acredita muito em tudo isso e não poderia deixar de trazer este tema justamente no ano em que o movimento completa 50 anos de fundação”, destaca Dani Almeida, artista pernambucana, radicada há 10 anos em Campinas e apresentadora do Sarau.

Nesta última live se apresentam o pesquisador e escritor Marco Haurélio (causos da tradição popular); o grupo Cordel Cantante (poesia musicada), formado pelos poetas Cleusa Santo, Luciano Braga, Dani Almeida, Edimaria e Tin Tin Alves; o poeta Moreira de Acopiara (literatura de cordel); a contadora de histórias Suzana Montauriol (música e histórias) e o grupo Madureira Armorial, formado pelos músicos da Unicamp: Gilber Souto Maior, Sarah Selles, Raoni Peres, Stephen Bolis e Ronaldo Lima. “Estamos muito felizes de integrar este projeto e mostrar nossa música que tem como base a arte brasileira através de uma sonoridade inspirada nas manifestações culturais do nordeste como as cantorias, maracatus e frevos”, finaliza Gilber Souto Maior, integrante e fundador do grupo Madureira Armorial.

Última edição do Sarau Viva Nordeste (online) 
Quando: Sexta, 12 de setembro
Horário: 14h às 17h30  
Local:
www.facebook.com/sarauvivanordeste
www.youtube.com/sarauvivanordeste
Outras informações: www.sarauvivanordeste.com.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)