‘Slow Cinema’ é tema de curso online sobre o cinema de arte contemporâneo

O curso online “Tendência no Cinema de Arte Contemporâneo: Introdução ao Slow Cinema”, com o professor Bruno Dal Molin, organizado pela Rabeca Cultural, será oferecido ao público nos próximos dias 23 de setembro (Live Gratuita para exposição do curso), 30 de setembro (1ª aula) e 07 de outubro (2ª aula), quartas-feiras, às 19h30.

Cena de “O Cavalo de Turim (2011), de Béla Tarr e Ágnes Hranitzky

O curso propõe apresentar as características, raízes históricas e o ethos do coletivo de filmes que marca forte presença nos festivais de cinema de arte no mundo todo pelas duas últimas décadas. Será dividido em duas partes, a primeira contextualiza histórica e esteticamente o surgimento do Slow Cinema, enquanto a segunda analisa aspectos das duas grandes vertentes dentro do coletivo: os filmes de ficção com enfoque no sujeito humano, e os documentários com enfoque no não-humano.

Desta forma, na primeira aula (30/09), será visto como e porque em grande parte o cenário de cinema atual está dividido entre filmes “lentos” e “velozes”, como é articulada a estética de duração do cinema lento, como essa “lentidão” já vem surgindo desde a Segunda Guerra Mundial, quais são os cineastas e movimentos cinematográficos que são precursores ao coletivo e, por fim, quais são os padrões de enredo e sujeitos comuns destes filmes.

Na segunda aula (07/10,) será discutido quais cineastas são comumente associados ao coletivo e por quais motivos. Em um segundo momento, o curso se debruça sobre o trabalho de dois cineastas importantes em particular: Apichatpong Weerasethakul (Tailândia) e James Benning (Estados Unidos), para comparar como articulam suas “estéticas de duração” de maneiras distintas e dentro de cada vertente (humana e ecológica). Por fim, serão consideradas algumas críticas comuns a este tipo de cinema e a relevância que essa forte tendência no cinema atual pode ter.

Aos inscritos serão enviados links de filmes para serem vistos, analisados e discutidos durante as aulas.

Bruno Dal Molin é mestrando no programa de Multimeios da Unicamp e é formado em Estudos de Filmes pela Concordia University em Montreal, Canadá. Além de acadêmico, é cineasta e artista.

Tendência no Cinema de Arte Contemporâneo: Introdução ao Slow Cinema

Bruno Dal Molin

23 de setembro – Live Gratuita para exposição do curso

30 de setembro – 1ª aula

07 de outubro – 2ª aula

Quartas-feiras

19h30

Rabeca Cultural

Online pelo aplicativo Zoom

R$ 60,00 as duas aulas

Inscrições e informações pelo whatsapp 19 997206186, com Kha Machado

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress