.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

Há muitas pessoas que se dedicam na divulgação de obras, músicas ou outros trabalhos de autoria feminina. É um esforço constante pelo reconhecimento e a chance de levar ao conhecimento de todos o que as mulheres produzem.

Como exemplo, a conta do Instagram Aprendi com uma Mulher (@aprendicomumamulher), idealizada e gerenciada por Gabriela Mendes Carvalho, 23, estudante de administração. A inspiração para essa ação surgiu a partir do consumo de outros materiais já existentes que tratam justamente sobre mulheres e suas produções impactantes.

“No período da quarentena pude aproveitar mais o tempo para fazer coisas que eu gosto como desenhar, assistir filmes e documentários. E passei a consumir bastante conteúdo como entrevistas de mulheres que de alguma forma impactaram nossa sociedade. Por exemplo Clarisse Lispector, Nise da Silveira, Cora Coralina e fiquei impactada com a sensibilidade, força e entrega delas a vida e aos seus ideais”, explica Gabriela.

“A cada dia me pus a conhecer uma mulher, então, comecei a desenhá-las e pensei por que não compartilhar e mostrar para outras mulheres?”, conta Gabriela Carvalho, explicando que a inspiração do nome da conta do Instagram vem de tudo o que conseguimos obter a partir dos erros e acertos de outras mulheres, das que vieram antes ou das quais convivem ainda entre nós. “Porque cada mulher com seus acertos, falhas e coragem tem algo a nos ensinar e juntas podemos aprender cada vez mais”, diz a entrevistada.

A estudante de administração ainda comenta sobre o objetivo da página que é, justamente, levar conhecimento e informação sobre mulheres que marcaram suas épocas, fazendo, então, outras meninas e mulheres reconhecerem a coragem e as chances em conquistarem tudo o que desejam. “O objetivo da página é criar um espaço onde mulheres possam conhecer mulheres fortes, ousadas, corajosas e reais, e como impactaram de alguma forma suas vidas e da sociedade em que viviam”, conta Gabriela.

O conteúdo produzido por Gabriela vai desde citações até biografias de mulheres que estiveram à frente de sua época. Além disso, ela ainda produz todas as ilustrações que acompanham as postagens, buscando inspiração sobre a vida de cada uma das figuras femininas que traz em seu perfil. “Busco no YouTube entrevistas ou documentários sobre mulheres e transformo em desenhos ou colagens, tento buscar no universo delas minhas inspirações”, explica.

Além do conteúdo já produzido, Gabriela Carvalho ainda pretende compartilhar, futuramente, na página, histórias de figuras femininas que estejam, atualmente, transformando suas comunidades ou empreendendo. “Quero trazer toda semana mulheres reais, empreendedoras, artistas etc., para compartilhar na página sobre o que estejam fazendo em suas comunidades, sobre os trabalhos que estejam fazendo e que fortalecem a si mesmas e quem está ao redor. E trazer mais conteúdos que expliquem sobre feminismo e empoderamento feminino”, conta a estudante.

Se o objetivo principal é influenciar e inspirar mulheres, o perfil no Instagram vem conseguindo o feito, já que, segundo a entrevistada, várias mulheres já entraram em contato e até agradeceram a ela, visto que se sentiram encorajadas. “Acho que uma página em uma rede social tem a função de conectar pessoas tornando um espaço onde cada um possa trocar com o outro de maneira democrática e respeitosa”, diz

“Acredito que não é tão disseminado a história de mulheres cientistas, inventoras e pioneiras em tantas áreas quanto aos homens. Justamente por isso meu intuito em criar a página e transformar esse cenário, conquistando e valorizando nosso espaço”, explica Gabriela.

Rede social Instagram: @aprendicomumamulher