E se fosse a sua filha?

.Por Marcelo de Mattos.

Gisèle Halimi, advogada pioneira no feminismo na França, morreu aos 93 anos em julho. Diretora da revista Le Monde Diplomatic, dedicando a sua vida à defesa dos direitos das mulheres e a descriminalização do aborto, nos ensina: “Sim, o meu corpo me pertence porque sou mais que o corpo. Sou também uma razão, um coração, uma liberdade”.

Gisèle Halimi (foto reprodução – internet)

Não à toa o “habeas corpus”, instituto do direito, fundamental da natureza humana, significa “que tenhas o corpo”. Portanto, ter o corpo a mulher não advém da ideia volitiva do homem ou da razão amorfa do Estado, mas da sua imprescindível e individualizada liberdade.

Por isso, a recente Portaria 2282 do ministro interino da Saúde, Gal. Pazuello, tentando impedir e criminalizar o aborto legal por estupro é uma violência inominável, desumana e uma ação desmedida, regida pelo ódio e intolerância fundamentalista.

A relação entre médico e paciente se estabelece pela confiabilidade e não pelas sistemáticas ações que tratam a saúde da mulher como um caso de polícia. Por omissão irresponsável, o general desconhece que a maior causa de suicídio entre jovens é a gravidez; que 77% das grávidas que morrem da Covid-19 no mundo, são brasileiras e os mais de 3,8 milhões de infectados e 119 mortes por corona vírus são de sua responsabilidade.

Recent Posts

Drama do Senegal sobre jovem casal que vive em aldeia remota tem sessão gratuita

(imagem divulgação) A ADunicamp retoma, no próximo dia 16 de setembro (quarta-feira), a programação da…

23 hours ago

Regina Dias apresenta show com participação do público em tributo a Rita Lee

(imagem reprodução) Na próxima quinta (17/09), a ADunicamp recebe em seu palco, a partir das…

24 hours ago

André Mendonça tenta esconder e negar celular com dados de Vorcaro para outros ministros

(foto carlos moura -stf) O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tentou omitir…

2 days ago

Não é só o Master, reportagem revela conexão direta entre Flávio Bolsonaro e o Careca do INSS

(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…

3 days ago

16ª Mostra Curta espalha cinema por Campinas e aposta no que fica depois da tela

"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…

3 days ago

Grupo Amado estreia o musical ‘Tropicália – A gente não esquece’ no Teatro Castro Mendes

(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…

3 days ago