Há mais de três meses no ar e com mais de 650 mil visualizações, a série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, disponibiliza gratuitamente ao público filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta semana, além das estreias, a série exibe um título do Cine África e um curta-metragem.

Uma das estreias da semana é “O Despertar das Formigas”, com direção de Antonella Sudasassi Furniss. O longa-metragem foi a aposta da Costa Rica para disputar uma vaga no Oscar deste ano. Conta a história de Isabel, que é boa mãe, boa esposa e boa nora, mas quando sua família começa a pressioná-la a ter outro filho, ela terá que enfrentar a si mesma, seu ambiente e as pessoas à sua volta. O filme tem classificação indicativa de 14 anos.

“O Despertar das Formigas”

Outra novidade da semana é a ficção francesa “Party Girl”, com direção de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis. Inspirado na história real da mãe do diretor Samuel Theis, o filme conta com a própria família do realizador no elenco, interpretando a si mesmos. Angélique é uma hostess de 60 anos que ainda gosta de festa e de homens. Trabalhando em um cabaré perto da fronteira franco-alemã, ela recebe um dia um pedido de casamento inesperado. Vencedor do prêmio Caméra d’Or e da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, o filme tem classificação indicativa de 14 anos.

“Party Girl”

A semana também traz dois títulos nacionais. “Maria, Não Se Esqueça que Venho dos Trópicos”, de Francisco C. Martins, relata a vida e obra de Maria Martins (1884-1973), escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora brasileira, conhecida principalmente pelo seu talento aproximado ao surrealismo. Com entrevistas, o longa apresenta parte da trajetória de Maria desde seus estudos na Europa com Oscar Jespers, em Bruxelas, e sua relação amorosa e artística com Marcel Duchamp, quando foi radicada nos EUA. Classificação indicativa: 10 anos.

“Maria, Não Se Esqueça que Venho dos Trópicos”

Tem também a animação “História Antes de uma História”, de Wilson Lazzaretti, que mostra como um desenho animado é criado, a partir de um menino e uma menina inspirados pelas formas da maçã e da jabuticaba, que, ao lado de outros personagens, acompanharão o Doutor K., numa sucessão de belas imagens em movimento. A classificação é livre.

“História Antes de uma História”

Esta semana, o Cinema #EmCasaComSesc exibe também o curta-metragem brasileiro “Sem Asas”, da diretora Renata Martins. Em doze minutos, o filme mostra a história de Zu, um garoto de doze anos que vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta para casa, descobre que pode voar. Classificação indicativa: livre.

“Sem Asas”

Cine África

O projeto Cine África, que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão, direto na plataforma do Sesc Digital, exibe esta semana o longa-metragem sudanês “aKasha”, de hajooj kuka. Em uma área controlada por rebeldes no Sudão, vive Adnan, um guerrilheiro muito dedicado que passa seus dias ao lado de uma AK-47, sempre pronto para o ataque. No entanto, o jovem parece estar cada vez mais distraído graças aos seus sentimentos amorosos em relação a Lina. Nesse contexto caótico, dominado pela guerra civil, os dois iniciam uma inusitada história de amor, ignorando todas as possíveis consequências que estão por vir. A classificação indicativa é livre.

“aKasha”

“aKasha” é o primeiro longa de ficção de hajooj kuka (como assina seus projetos), que estreou no cinema com o documentário de guerra Beats of the Antonov, vencedor do People’s Choice Award, no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014. Kuka participou do projeto Berlinale Talents, em 2016, e hoje é um dos nomes mais importantes do cinema sudanês, membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que realiza o Oscar. Preso em 17 de setembro deste ano, durante o ensaio de uma peça de teatro com seu grupo, ele é acusado de infringir a lei do país com poluição sonora, mas especula-se que a prisão tenha cunho político. Membros da comunidade internacional de cinema se mobilizam e pedem a libertação imediata do cineasta e seus amigos. Além do filme “aKasha”, o Cine África traz entrevista exclusiva com o diretor, antes de sua prisão.

O projeto Cine África tem realização do Sesc São Paulo e acontece de setembro a novembro de 2020, com exibições, entrevistas e curso. Para saber mais sobre a Mostra de Cinemas Africanos e o projeto Cine África, acesse: mostradecinemasafricanos.com .

PROGRAMAÇÃO

#EmCasaComSesc

Estreias 24/09

O DESPERTAR DAS FORMIGAS
(Dir.: Antonella Sudasassi Furniss, Costa Rica, Espanha, 2019, 94 min, Ficção, 14 anos)
Sinopse: Isabel é uma boa mãe, uma boa esposa, uma boa nora. Quando sua família começa a pressioná-la a ter outro filho, ela terá que enfrentar a si mesma, seu ambiente e sua família.

PARTY GIRL
(Dir.: Marie Amachoukeli, Claire Burger, Samuel Theis, França, 2015, 95 min, Ficção, 14 anos)
Sinopse: Angélique é uma hostess de 60 anos que ainda gosta de festa e de homens. Trabalhando em um cabaré perto da fronteira franco-alemã, ela começa a ver a clientela tornar-se cada vez mais rara. Mas Michel, seu cliente regular que sempre foi apaixonado por ela, um dia a pede em casamento. Inspirado na história da mãe do diretor Samuel Theis, o filme conta com a própria família do realizador no elenco, no qual interpretam a si mesmos. Filme de abertura da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2014, vencedor do prêmio Caméra d’Or.

MARIA, NÃO SE ESQUEÇA QUE VENHO DOS TRÓPICOS
(Dir.: Francisco C. Martins, Brasil, 2017, 80 min, Documentário, 10 anos)
Sinopse: A vida e obra de Maria Martins (1984-1973), escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora brasileira, conhecida principalmente pelo seu talento aproximado ao surrealismo. Através de entrevistas, o longa apresenta parte da trajetória de Maria desde seus estudos na Europa com Oscar Jespers, em Bruxelas, e sua relação amorosa e artística com Marcel Duchamp, quando foi erradicada nos EUA.

HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA
(Dir.: Wilson Lazzaretti Brasil, 2014, 78 min, Animação, Livre)
Sinopse: Como um desenho animado aprende a andar? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha? “A dúvida é sempre o princípio de tudo”, diz Doutor K., protagonista deste longa-metragem de animação, que em uma de suas jornadas parte da inquietação criativa ao encontro de instrumentos e conhecimentos necessários para desenvolver suas ideias e sua linguagem através dos desenhos animados. O filme mostra a criação de um novo universo, de um menino e uma menina inspirados pelas formas da maçã e da jabuticaba, que ao lado de outros personagens acompanharão Doutor K. numa sucessão de belas imagens em movimento.

CURTA-METRAGEM

SEM ASAS
(Dir.: Renata Martins, Brasil, 2019, 19 min, Ficção, Livre)
Sinopse: Zu é um garoto negro de doze anos. Ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta para casa, descobre que pode voar.

CINE ÁFRICA

[Disponível de 24 a 30/09]
AKASHA
(Dir.: hajooj kuka, Sudão, África do Sul, Alemanha, Catar, 2018, 78 min, Ficção, Livre)
Sinopse: Em uma área controlada por rebeldes no Sudão, vive Adnan, um guerrilheiro muito dedicado que passa seus dias ao lado de uma AK-47, sempre pronto para o ataque. No entanto, o jovem parece estar cada vez mais distraído graças aos seus sentimentos amorosos em relação a Lina. Nesse contexto caótico, dominado pela guerra civil, os dois iniciam uma inusitada história de amor, ignorando todas as possíveis consequências que estão por vir.

(Carta Campinas com informações de divulgação)