A Cia 22:22 de Teatro e Dança convida a todos para o lançamento da Mostra Virtual de Videodramas no próximo dia 04/09/2020, às 21h. A Mostra reúne a produção inédita de 40 artistas residentes no Estado de São Paulo, realizada a partir de encontros formativos temáticos propostos pela Cia.

(Foto: Divulgação)

Parte integrante do projeto DRAMA, que conta com o apoio do PROAC, a Mostra Virtual de Videodramas surge como resposta aos tempos de pandemia. Originalmente pensada para ser realizada presencialmente, devido à pandemia de COVID-19, precisou ter seu formato alterado para lidar com a nova realidade.

Composta de encontros formativos e a exibição de material inédito, produzido especialmente para o evento, a Mostra reúne 40 artistas da cena dos mais variados contextos e formações para a construção de uma reflexão a partir da noção de drama moderno contemporâneo. Refletir e experimentar o fazer artístico inserido em um cotidiano domiciliar e recluso, onde o contato com o próprio corpo em isolamento pode produzir novas poéticas também foi assunto proposto pela cia. O resultado, que será exibido na página da Cia na internet foi uma multiplicidade de olhares para uma questão que nos é comum.

Os encontros formativos aconteceram em quatro grupos, com 10 artistas selecionados em cada grupo e um com eixo temático diferente em cada Módulo: “A Técnica Klauss Vianna e o Teatro Dança”, “Dança e Mímese corpórea”, “O Drama da Atuação em uma Perspectiva Antropológica” e “O Gênero Dramático”. Cada participante também teve reuniões individuais com Eduardo Brasil e Ana Clara Amaral, fundadores da Cia 22:22 de Teatro e Dança, para as orientações sobre a construção dos Videodramas.

Esses encontros possibilitaram o diálogo entre pessoas com diferentes formações e áreas de atuação, cujo encontro não seria possível sem os módulos formativos. Algumas conversas se tornaram mais profundas e ultrapassaram o âmbito da Mostra e começam a gerar frutos de trabalho entre elas para além do projeto.

Por ter financiamento público através do Programa de Ação Cultural – ProAC 03/2019, de Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança de 2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, a Mostra também impulsionou algumas publicações sobre os(as) participantes e suas respectivas Cias, como ampliação da visibilidade do trabalho destas pessoas.

Além dos Videodramas, também estarão disponíveis, no site da Cia, até 31 de outubro de 2020, os vídeos das aulas produzidas pela Cia 22:22 de Teatro e Dança para os módulos de ação formativa, com acesso livre a todos.

A Mostra ficará no ar até dia 31/10.

Mostra Virtual de Videogramas

A partir de 04/09/2020

Vídeos disponíveis em www.cia2222.com

(Carta Campinas com informações de divulgação)