Em acordo judicial, doleiro revela que na Lava Jato de Curitiba havia corrupção e extorsão de delatores

Em acordo judicial de delação premiada, o doleiro Dario Messer revelou que havia corrupção na Lava Jato de Curitiba e que pelo menos um dos procuradores organizava extorsão de delatores. O pior é que o caso foi arquivado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

(foto div – mpf)

Segundo reportagem da CNN Brasil, que teve acesso aos documentos do caso, Messer acusou em sua delação premiada Januário Paludo, subprocurador da República e ex-integrante da Força Tarefa da Lava Jato de Curitiba. A acusação é de ter recebido propina para proteger o doleiro das investigações no Paraná.

Messer disse que os pagamentos eram feitos ao advogado Antônio Augusto de Figueiredo Basto, um conhecido criminalista do Paraná e intermediador de vários acordos de colaboração com o juiz Sergio Moro. O valor relatado por Messer em um dos anexos da delação entregue ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, é de cerca de 50 mil dólares por mês.

Paludo, inspirador do grupo de whatszap da força tarefa da Lava Jato, os Filhos de Januário, fartamente comprovada na Vaza Jato, do The Intercept, teve o assunto encaminhado à Procuradoria-Geral da República em Brasília, que arquivou a investigação.

A CNN conseguiu o anexo da delação, onde Messer, inclusive, menciona as conversas que foram obtidas pela Polícia Federal com sua mulher, Myra, sobre a investigação contra ele. Em resposta, escreve a ela que “Paludo é destinatário de pelo menos parte da propina paga pelos meninos todo mês”.

A emissora procurou a PGR, que disse não comentar assuntos relacionados a cordos de colaboração. Basto duvidou que Messer tenha provas. Paludo mandou nota dizendo que a representação foi arquivada por ser infundada. (Com informações do GGN e CNN)

Recent Posts

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

12 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

2 days ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

2 days ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 days ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 days ago