Completando quatro meses no ar, a série Música #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, prossegue com novas apresentações, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Laércio de Freitas (Foto: Marco Aurelio Olimpio)

Segunda-feira é sempre dia de instrumental e, no dia 17/08, o #EmCasaComSesc recebe o pianista Laércio de Freitas. O músico executa composições inéditas, como “Carpas”, “Janela”, “Sábado no Pastel”, “Bosque dos Jequitibás”, entre outras. Natural de Campinas, interior de São Paulo, o maestro e compositor Laércio de Freitas já se apresentou em diversos países da Europa, Ásia e no México. No final dos anos 1960, integrou o grupo Tamba 4, oriundo do Tamba Trio. Nesta trajetória artística de mais de 50 anos, já gravou e excursionou com Maria Bethânia, Ângela Maria, Marcos Valle, Wilson Simonal, Nancy Wilson, The Supremes, Clara Nunes, Ivan Lins, César Costa Filho, Emílio Santiago, Quarteto em Cy, Martinho da Vila e muitos outros. Fez arranjos para o LP Quem é Quem, gravado por João Donato, em 1973. Foi integrante da Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, e do Sexteto, de Radamés Gnatalli.

Na terça-feira, 18/08, a atriz e cantora Mariana de Moraes presta uma homenagem aos 40 anos da morte de seu avô, o poeta Vinícius de Moraes. Um dos compositores mais importantes da música brasileira e um dos fundadores da bossa nova, Vinícius será relembrado nesta apresentação em que Mariana entrelaça música, poemas e algumas histórias por trás das canções. A cantora será acompanhada pelos músicos Marcelo Miranda (violão, percussão, bateria) e Luisão Cavalcante (baixo e violão). Mariana de Moraes tem quatro álbuns solo gravados e sua carreira é marcada também pelas interpretações autorais de clássicos como “Coisa Mais Linda”, “A Formiga”, “Medo de Amar”, “Seule” e “Sabe Você”. As interpretações integraram o documentário biográfico Vinicius (2005/Netflix), de Miguel Faria Jr., coletânea do álbum infantil A Arca de Noé (2013), e os discos Mariana de Moraes (2007) e Brisa do Mar (2019).

Vinicius e Mariana (Foto de família)

Em sua primeira apresentação ao vivo em tempos de isolamento social, a cantora Beatriz Azevedo apresenta, na quarta-feira, 19/08, canções de seus últimos discos A.G.O.R.AAntroPOPhagia, e Alegria, passeando pelo repertório de toda a trilogia. O público poderá conferir, por exemplo, a canção “Canto”, parceria de Beatriz com Moreno Veloso, que participa da live, além de “Toda Musa”, com Zélia Duncan. Recém gravado, o álbum A.G.O.R.A conta com a direção musical de Cristóvão Bastos e com as participações de Jaques Morelenbaum, Jorge Helder e Cyro Baptista. Poeta, compositora e performer, Beatriz Azevedo já teve suas músicas gravadas por Adriana Calcanhotto, Matheus Nachtergaele, Moreno Veloso, Tom Zé, Zélia Duncan e Zé Celso Martinez Correa, para citar alguns.

Beatriz Azevedo (Foto: Julia Moraes)

Na quinta-feira, 20/08, a dupla Brothers of Brazil, formada pelos irmãos Supla e João Suplicy, reúne referências e experiências de suas carreiras solo em show pela série Música #EmCasaComSesc. No repertório, músicas como “Samba Around the Clock”, “I Hate the Beatles”, “Punch You”, “A Vida num Segundo”, “On My Way”, “Melodies From Hell”, entre outras. A banda foi batizada por Bernard Rhodes, ex-empresário do The Clash, lendário grupo de punk do Reino Unido. Com três discos lançados até aqui, Punkanova (2009), Brothers of Brazil (2011) e Melodies From Hell (2014), o duo traz influências do punk rock e da bossa nova, o que marca sua sonoridade autêntica.

Brothers of Brazil (Foto: Mateus Mondini)

Na sexta-feira, 21/8, Rappin’ Hood chega com o show “Sujeito Homem Ao Vivo“. Reunindo os grandes sucessos do rapper, a apresentação é uma retrospectiva que começa nos anos 1990 e segue até os dias de hoje. O repertório contará com músicas do disco Sujeito Homem 1Sujeito Homem 2, além de composições inéditas, relembrando os melhores momentos da carreira do cantor, difundindo o rap com outras vertentes da música popular brasileira. Rappin’ Hood é conhecido pelo estilo exclusivo, que une o rap e o samba, duas vertentes musicais que representam as vozes das periferias. Sua identificação com o samba vem de berço, quando frequentava rodas e seus amigos pediam para ele cantar. Na falta de uma batida de rap, ele improvisava em cima da cadência do samba. Hoje, é reconhecido nacionalmente pelo estilo inovador de suas composições e melodias e por transmitir uma mensagem reflexiva.

Fernanda Abreu (Foto: Gui Paganini, Giovani Bianco)

Inspirada pelos versos da emblemática música “Eu Vou Torcer”, Fernanda Abreu apresenta no sábado, 22/08, direto de sua casa, o show que ela, carinhosamente, intitula de “Cativeiro”. Em clima amistoso e intimista, onde a cantora aproveita para dividir histórias pessoais e artísticas, ela pincela clássicos dos seus 30 anos de carreira, como “Kátia Flávia”, “Veneno da Lata”, a indispensável “Rio 40 Graus”, e outras do seu mais recente álbum, Amor Geral. O single recém lançado “Do Ben”, uma homenagem a Jorge Ben, também está no roteiro. Fernanda canta e Tuto Ferraz, além de tocar bateria, dispara as bases pré-gravadas contendo as performances de Fernando Vidal (guitarra), de André Carneiro (baixo), de Thiago Gomes (teclados) e de Flavia Santana e Juju Gomes (vocais).

Fechando a semana, no domingo, 23/08, a dupla Prettos, formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, do Quinteto em Branco e Preto, apresenta o show de samba “Novo Viver”, trabalho criado e lançado durante a quarentena. Uma jornada musical de autoconhecimento artístico a quatro mãos. Os irmãos, além de assinarem a maioria das composições do disco, também foram responsáveis por todo o processo de concepção, arranjos, gravação, edição, instrumentação e pós-produção, trazendo participações especiais dos músicos Luizinho 7 Cordas (violão de sete cordas), Léo Carvalho (bateria) e Cassiano Andrade (na cuíca, repenique e congas).

Agenda 17 a 23 de agosto, 19h

17/8, segunda: Laércio de Freitas

18/8, terça: Mariana de Moraes. Participação: Marcelo Miranda e Luisão Cavalcante

19/8, quarta: Beatriz Azevedo. Participação: Moreno Veloso

20/8, quinta: Brothers of Brazil

21/8, sexta: Rappin’ Hood

22/8, sábado: Fernanda Abreu. Participação: Tuto Ferraz

23/8, domingo: Prettos

(Carta Campinas com informações de divulgação)