Em uma ação propositalmente não divulgada, o Sesc Campinas e o Coletivo VJ Suave trouxeram vida, luzes e cores através de ilustrações e animações de artistas locais, projetadas nas paredes de alguns prédios localizados no entorno do Largo do Rosário e do Centro de Convivência na noite desta última quarta-feira (19/8), a partir das 18h. O projeto “Visões Urbanas”, que se estendeu até por volta das 21h, teve como proposta levar alguns dos trabalhos de importantes artistas de Campinas até o público que se encontrava dentro de suas próprias residências. 

Projeções Suaveciclo (Foto: Juliana Hilal)

“Esta ação de projetar animações e ilustrações aconteceu para trazer um pouco de leveza e poesia a esse momento de isolamento que as pessoas estão passando dentro de suas casas. Então pensamos em algo que as pessoas pudessem assistir das suas janelas e da própria rua, de dentro de seus veículos”, revela Christine Villa, supervisora do Núcleo Artístico do Sesc Campinas. 

Para este trabalho, houve animações produzidas pelo animador Tiago Minamisawa e pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, representado por Mauricio Squarisi, Wilson Lazaretti e Eliana Ribeiro; além das ilustrações de Daniela Galanti; Natália Gregorini e Rafael Ghiraldelli. Até para os artistas a experiência, diante do cenário pandêmico, foi válida, visto que a cultura foi uma das áreas mais afetadas com os cancelamentos de exposições, shows, apresentações.

Para Daniela Galanti foi uma experiência alegre, divertida e muito especial. “Criar essas ilustrações que serão projetadas por Campinas foi muito diferente. Pensar em um desenho que funcionasse tanto na escala do papel como na escala da cidade foi totalmente novo e divertido!, além disso, adaptar toda poética das imagens às necessidades técnicas necessárias, como as cores usadas, as texturas, os detalhes…enfim, foi desafiador”.

Eliana Ribeiro revelou que ficou feliz e entusiasmada em compartilhar sua animação tendo como suporte a arquitetura da cidade de Campinas. “Imagino a reação das pessoas circulando pelas ruas e se misturando com essa intervenção em pleno fim de tarde depois de um dia de trabalho. Pensei em cores, muitas cores, muita alegria trazida pelas estrelas, flores e pelo pássaro que espalha o verde das folhas, o verde da esperança”, revela.

Projeções Suaveciclo (Foto: Juliana Hilal)

Para Maurício Squarisi o projeto foi uma nova experiência de aplicação do desenho animado. “Agora em um novo veículo. Acho que é como fazer um “grafite animado”, declara.

“Fiquei muito feliz com o convite do Sesc para participar desse projeto. Já conhecia e admirava o trabalho do VJ Suave há alguns anos e ter a possibilidade de trabalhar juntos foi muito legal. Pensar imagens para serem projetadas na cidade foi maravilhoso, ainda mais neste momento que estamos vivendo por conta da pandemia; saber que a cidade ganhará cores e esperança me trouxe alegria. Além disso, pensar imagens que serão construídas pela luz do projetor me deu a possibilidade de usar cores novas, mais luminosas e eu adorei a experiência”, afirma Natália Gregorini.

Rafael Ghiraldelli também revela que participar da ação realizada pelo coletivo VJ Suave foi uma grande honra. “Me sinto contente por ver arte tomar conta das paredes cinzas da cidade grande em tempos como esses, em que precisamos de um respiro. Agradeço demais ao Sesc Campinas por organizar tudo”, finaliza.

Pensando na qualidade necessária à projeção dessas animações e ilustrações, a escolha do Coletivo VJ Suave para este projeto foi pensado, justamente, pela experiência e qualidade artística do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, inclusive com reconhecimento internacional; além de possuírem uma estrutura autoportante que pudesse circular livremente, sem a necessidade de instalações complexas .

A escolha dos locais foi fundamental durante a estruturação do projeto, já que, propositalmente, não houve divulgação prévia da ação na imprensa e redes sociais do Sesc Campinas, para evitar possíveis aglomerações. Com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria de Cultura, os locais escolhidos, como Largo do Rosário e Centro de Convivência concentram ruas de grande movimento de veículos, além de edifícios de onde as projeções pudessem ser visualizadas das próprias janelas.

Projeções Suaveciclo (Foto: Juliana Hilal)

A ação segue hoje (20/8, quinta-feira) em outros espaços da cidade de Campinas. Após essa data, o público poderá conferir o resultado desta ação nas redes sociais do Sesc Campinas como facebook.com/sesccampinas, instagram.com/sescspcampinas, youtube.com/sesccampinas e sescsp.org.br/campinas.

Projeto Visões Urbanas
Datas: 
19 e 20/8, a partir das 18h
Locais: projeção nas paredes dos prédios de alguns espaços da cidade
Divulgação do conteúdo completo: nas redes sociais do Sesc Campinas (como facebook.com/sesccampinas, instagram.com/sescspcampinas, youtube.com/sesccampinas e sescsp.org.br/campinas)

(Carta Campinas com informações de divulgação)