A Câmara de vereadores de Campinas aprovou o projeto que cria medidas para a prevenção dos casos de violência doméstica durante a pandemia de Covid-19.

Carlão do PT (foto div – reprodução -rede social)

A projeto, de autoria do vereador Carlão do PT, determina que o poder público deve intensificar as campanhas já realizadas em veículos de comunicação de massa, tais como os serviços de radiodifusão sonora, de radiodifusão de sons e imagens e de programação audiovisual, os portais de internet, blogs e jornais eletrônicos, de acesso gratuito ou condicionado, e os veículos impressos de comunicação.

Tudo isso para divulgar informações sobre a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, incluindo o código de acesso telefônico (Ligue 180); o Centro de Apoio à Mulher Operosa – Ceamo; o Guarda Amigo da Mulher – Gama; e outros serviços ofertados pela Municipalidade.

As informações sobre violência contra a mulher que forem exibida por veículos de comunicação de massa poderão incluir menção expressa à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180) e à assistência a que as mulheres têm direito.

Essa menção deverá conter o seguinte conteúdo: “se você sofre violência ou conhece alguma mulher que sofra, ligue gratuitamente para 180, disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano”.

“Segundo a nota técnica conjunta do Núcleo de Gênero e do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público de São Paulo, durante o período de isolamento medidas protetivas aumentaram 30% em relação ao último mês e prisões em flagrante por violência contra mulher cresceram 51%. E isso é muito grave”, comentou o autor do projeto, vereador Carlão do PT. (com informações de divulgação)