A próxima conferência online do projeto Revisitando o Brasil, Viagens Contextualizadas, que acontece na Rabeca Cultural, espaço localizado em Sousas, com curadoria do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos, terá como convidado o Prof. Dr. Luis Antonio Jorge (USP) com o tema “Chão de ferro, ouro de Minas, horizontes do sertão: As dimensões simbólicas e poéticas da arquitetura no seu lugar”, e acontece no dia 31 de agosto, segunda-feira, às 19h30.

Alberto da Veiga Guignard, Ouro Preto (1960)

Uma viagem por Belo Horizonte, cidades históricas do ciclo do ouro e o sertão de Minas Gerais, guiada pelos retratos poéticos realizados pelos artistas: artes plásticas, fotografia, literatura, música e arquitetura do chamado período moderno, quando o Brasil se urbaniza.

Os autores escolhidos para nos apresentar a Minas Gerais, com suas obras, revelam as identidades culturais dos lugares visitados. O modo como estes artistas miram a realidade e dela extraem sentidos, ajudam-nos a compreender os lugares do Brasil.

Belo Horizonte: O marulho do Arrudas, o barulho dos bondes subindo Bahia: Pedro Nava, Paulo Mendes Campos, Oscar Niemeyer e Milton Nascimento. Itabira e Ouro Preto: Chão de ferro, ouro de Minas: Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Lucia Machado de Almeida, Manuel Bandeira, Aleijadinho, Guignard, Portinari. Horizontes do sertão: as dimensões simbólicas e poéticas da arquitetura. A procura do Brasil profundo. Paisagem, território e costumes. Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, Maureen Bisilliat e Luis Antonio Jorge.

Arquiteto urbanista (PUC-Campinas, 1985), Luis Antonio Jorge é mestre (1993), doutor (1999) e livre-docente (2016) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, onde é professor do Departamento de Projeto e da Área “Projeto, Espaço e Cultura” do Programa de Pós-Graduação. Responsável pela organização dos seminários internacionais “Espaços Narrados”, atual Presidente da Comissão de Graduação da FAU-USP, foi professor-convidado da Universidad Autónoma Metropolitana do México, da Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), da Yokohama Graduate School of Architecture (Japão) e do Politécnico di Milano (Itália) e da Princeton University (EUA). Autor do livro “O Desenho da Janela”, recebeu oito prêmios profissionais por seus ensaios, livro e projetos de arquitetura e urbanismo nas áreas de patrimônio histórico urbano, paisagem cultural e patrimônio imaterial brasileiro e habitação de interesse social.

Projeto Revisitando o Brasil. Viagens Contextualizadas. Do local ao Global/Do Global ao Local

Curadoria Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos

Terceira Conferência: Chão de ferro, ouro de Minas, horizontes do sertão: As dimensões simbólicas e poéticas da arquitetura no seu lugar

Prof. Dr. Luis Antonio Jorge

31 de agosto

Segunda-feira

Das 19h30 às 21h

Online (Zoom)

Rabeca Cultural

R$ 30,00

Inscrições e informações pelo whatsapp 19 997206186, com Kha Machado

(Carta Campinas com informações de divulgação)