Ícone do site CartaCampinas

Número de mortos por Covid-19 em Campinas é maior do que em 161 países

Campinas atingiu a marca de 1.018 mortos por Covid-19 nesta segunda-feira, 31 de agosto. Um levantamento compartivo revela que Campinas apresenta mais óbitos por Covid-19 do que 161 países em todo o mundo.

(foto peter iliccieve – fiocruz – fp)

As informações foram coletadas em dados públicos da Secretaria Municipal de Saúde, do Ministério da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

O levantamento foi realizado Raul Pardinho, que é pré-candidato a vereador pelo PSOL de Campinas. Segundo Pardinho, a situação no município é grave, embora o prefeito Jonas Donizette (PSB) tenha autorizado o afrouxamento das medidas de isolamento e prevenção. “Desde o registro do primeiro caso na cidade, em março, temos um óbito a cada quatro horas em média. Isso é mais do que Uruguai, Paraguai, Venezuela e Cuba somados”, destaca o psolista.

Desde julho, a administração pública vem realizando uma retomada gradual das atividades em Campinas, inclusive com a reabertura de bares e restaurantes no início de agosto. Para Pardinho, entretanto, há graves falhas no protocolo adotado e a cidade pode sofrer com um novo aumento no número de casos.

“A Prefeitura tem buscado transmitir uma ideia de que a doença está sob controle no município, o que não é verdade. Se levarmos em consideração a proporção de nossa população em relação ao mundo, o número de óbitos mal deveria chegar a 130. Infelizmente, com a reabertura precipitada e o descumprimento das medidas de prevenção, é provável que em duas semanas haja uma nova explosão nas infecções pelo coronavírus”, completou Pardinho.

O PT e o PSOL, partidos coligados para a disputa da Prefeitura nas próximas eleições municipais, apresentaram recentemente um conjunto de 10 medidas que deveria ser adotado de forma imediata pela atual administração municipal contra o coronavírus. Entres as medidas estão a contratação emergencial de profissionais da saúde, testagem em massa, rastreamento de contatos, descontos em impostos e tarifas e crédito social. (Com informações de divulgação)

Sair da versão mobile