A atriz Maristela Chelala apresentava a segunda temporada do espetáculo Dos Prazeres, que estreou em janeiro de 2020 no Sesc Vila Mariana, e já tinha confirmada uma terceira temporada, quando os teatros fecharam suas portas por causa da pandemia – o que já se estende por seis meses. A abstinência dos palcos será enfim quebrada nos dias 29 e 30 de agosto, quando ela interpreta seu monólogo no Espaço de Provocação Cultural para uma plateia vazia: o público acompanhará de casa a transmissão ao vivo e gratuita da peça, que foi adaptada para a câmera. 

(Foto: Ligia Jardim)

A adaptação para o formato digital buscou dar mais ritmo e fluência para o espetáculo, que teve seus 50 minutos sintetizados em meia hora e ganhou cenas inéditas. O resultado poderá ser visto nos dias 29 de agosto, às 20h, e 30 de agosto, em duas sessões, às 18h e 20h, pelo canal do YouTube Dos Prazeres – Peça Teatral (www.youtube.com/watch?v=rA02Av1gADc).

Maristela procura encarar com naturalidade os desafios do novo formato. “Para mim, teatro é presencial. Mas, no atual contexto, essa é uma oportunidade também. A minha família em Belém vai poder ver meu trabalho, e eu mesma tenho acompanhado espetáculos de várias regiões do Brasil. Antes ficávamos muito restritos às produções do eixo Rio-São Paulo, no máximo Belo Horizonte e Curitiba, e agora torna-se possível uma grande troca de experiências.”

Ficção com toques biográficos

Após um sonho premonitório, uma imigrante brasileira de 76 anos que fez a vida em Barcelona dá início aos preparativos de seu próprio funeral. Na peça, a história de María dos Prazeres, personagem que dá nome ao conto do escritor colombiano Gabriel García Márquez, se entrelaça de maneira poética à biografia da atriz Maristela Chelala.

Em comum, a personagem e a atriz nasceram no norte do Brasil, migraram para outras cidades e desenvolveram uma relação traumática com a água. A narrativa de García Márquez costura o drama de María dos Prazeres à tragédia pública de uma Espanha sufocada pelo franquismo e é conduzida em um jogo de espelhos por Maristela Chelala – que traz à tona algumas de suas memórias, como o afogamento de sua mãe. 

Em cena, Maristela dá voz a todos os personagens: a narradora do conto, a protagonista María dos Prazeres, o agente funerário que ela procura para tratar do enterro, um aristocrático amigo que a visita regularmente até que divergências políticas os levam ao rompimento e o chofer de limusine que, debaixo de uma tempestade, lhe oferece uma carona que mudará o rumo de sua vida.

Além de tratar de temas como a imigração e solidão, a liberdade do amor aparece na peça como principal contraponto ao autoritarismo político. Ivan Marsiglia é o dramaturgista que, junto com o diretor e a atriz, costurou ficção com realidade, passado com presente, objetividade com subjetividade. 

Sinopse: María dos Prazeres é uma brasileira nascida em Manaus que vive há décadas em Barcelona. Aos 76 anos, esta personagem do conto homônimo de Gabriel García Márquez tem um sonho que interpreta como o anúncio de sua morte e dá início aos preparativos de seu próprio funeral. Ambientada na Espanha franquista, a narrativa é conduzida pela atriz Maristela Chelala num jogo de espelhos em que sua biografia se entrelaça à ficção. 

Ficha técnica:

Monólogo baseado no conto “María dos Prazeres”, de Gabriel García Márquez, do livro Doze Contos Peregrinos (1992)

Dramaturgismo: Ivan Marsiglia

Direção: Ivan Andrade

Atriz: Maristela Chelala

Produção: Anayan Moretto

Cenografia: Julio Dojcsar

Iluminação: Wagner Pinto
Figurino: Marcela Donato

Trilha Sonora: Carlos Vieira

Fotos: Ligia Jardim

Transmissão gratuita do monólogo Dos Prazeres, direto do Espaço de Provocação Cultural

29 de agosto, às 20h, e 30 de agosto, às 18h e às 20h

Plataforma: canal do YouTube Dos Prazeres – Peça Teatral (youtube.com/watch?v=rA02Av1gADc)

Duração: 30 minutos

Classificação: 12 anos

facebook.com/dosprazeresespetaculo

(Carta Campinas com informações de divulgação)