A série Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, traz, desde maio, a transmissão de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Os espetáculos podem ser vistos no canal do Sesc São Paulo no YouTube e no Instagram Sesc ao Vivo. Há mais de três meses no ar, a série apresenta ao público na próxima semana os espetáculos “Diário de um Louco”, com Claudio Tovar, “Eldorado”, de Eduardo Okamoto, “Elogio da Loucura”, de Leona Cavalli e “Auto da Compadecida”, do Grupo Maria Cutia.

Iniciando a semana, na segunda (24/8) o ator Claudio Tovar encena “Diário de um Louco”, inspirado em conto homônimo de Nikolai Gogol (1809-1852). No enredo, a partir da narração de fatos escritos em seu diário, um funcionário público, desesperado de paixão pela filha do seu chefe, enlouquece pela rejeição amorosa e revive os últimos acontecimentos de sua vida antes de ser levado para o hospício. Desesperado e torturado pela perda de sua amada, ele cria um mundo ilusório e se torna um Rei que, rodeado de súditos, passa a fazer fantásticas e astutas deliberações. Com direção e produção de Fransérgio Araújo, do Teatro Selvagem, a versão da peça para o Teatro #EmCasaComSesc conta ainda com o apoio técnico e filmagem de Lucinha Lins, que fará a captação diretamente da residência do casal. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

Claudio Tovar (Foto: Lucinha Lins)

Inspirado pela pesquisa com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco e cordas parecido com o violino e presente em muitas manifestações da cultura popular brasileira, o ator Eduardo Okamoto criou “Eldorado”, espetáculo pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator em 2009, que será apresentado na quarta-feira (26/8). Na história, um cego busca encontrar o que nenhum homem pôde: Eldorado. Com classificação indicativa de 12 anos, a peça tem dramaturgia de Santiago Serrano e direção e iluminação de Marcelo Lazzaratto. O espetáculo já percorreu várias cidades brasileiras e foi apresentado na Espanha.

Eldorado (Foto: Fernando Stankus)

Na sexta-feira, (28/8), Leona Cavalli apresenta o solo “Elogio da Loucura”, baseado em livro homônimo (Editora Larousse, 2012) de Erasmo de Rotterdam (1466-1536), humanista e teólogo que viveu na Idade Média. A obra é uma sátira à sociedade dos séculos XV e XVI, retratando males que ainda são identificados atualmente, como a hipocrisia e a perda dos valores da vida. Em sua versão para o teatro, a autora Thelma Guedes mantém o discurso sobre a loucura através da ótica da obra, que acaba sendo um reflexo da sociedade de todas as épocas. O espetáculo tem direção de Eduardo Figueiredo e classificação 14 anos.

Os atores Leonardo Rocha e Mariana Arruda, do Grupo Maria Cutia, fazem uma releitura para tempos de isolamento social do “Auto da Compadecida”, clássico de Ariano Suassuna (1927-2014), dirigido por Gabriel Villela e apresentado no domingo (30/8). A peça narra as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó, que começam com o enterro e o testamento do cachorro do padeiro e de sua mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão, envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Todo o cenário e as canções, que são executadas ao vivo na peça, também foram adaptados para a encenação. O diretor Gabriel Villela, reconhecido pelo estilo barroco de seus espetáculos, faz nesta adaptação uma analogia estética entre a cor dos figurinos e a cor da lama do rompimento das barragens de mineradoras em Minas Gerais. Esse traço contemporâneo é uma característica presente em todo o espetáculo. A classificação é livre.

Grupo Maria Cutia (Foto: Tati Motta)

Agenda 24 a 30 de agosto, 21h30

24/8, segunda: Claudio Tovar em “Diário de um Louco”

26/8, quarta: Eduardo Okamoto em “Eldorado”

28/8, sexta: Leona Cavalli em “Elogio da Loucura”

30/8, domingo: Grupo Maria Cutia em “Auto da Compadecida”

(Carta Campinas com informações de divulgação)