A Organização Mundial de Saúde (OMS) e as autoridades de saúde russas estão discutindo o processo para uma possível pré-qualificação da OMS para sua vacina recém aprovada. A informação foi dada por um porta-voz da OMS.

(imagem bao 5 – pl)

Vladimir Putin, presidente russo, disse que seu país foi o primeiro do mundo a conceder aprovação regulatória a uma vacina, que chega depois de menos de dois meses de testes em humanos. O movimento foi saudado por Moscou como prova de sua capacidade científica. Putin a chamou de proteção eficaz contra o patógeno mortal, e revelou que uma de suas próprias filhas foi vacinada.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou e pelo Fundo Russo de Investimento Direto, mas começou os testes de Fase 3 na semana passada..

O porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse em uma reunião da ONU em Genebra: “Estamos em contato próximo com as autoridades de saúde russas e as discussões estão em andamento com relação à possível pré-qualificação da vacina pela OMS, mas, novamente, a pré-qualificação de qualquer vacina inclui a revisão e avaliação rigorosas de todos os dados de segurança e eficácia necessários”. (Do GGN)