Após o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, assinar decretos para facilitar exportações de maconha, a planta do gênero Cannabis deve se tornar, dentro de dois anos, um dos principais produtos do país da América do Sul em vendas ao exterior, com valores que podem chegar a US$ 60 milhões ainda (valor superior a R$ 300 milhões) em 2020, aponta reportagem do portal Valor Econômico. 

No início de agosto, Lacalle Pou emitiu decretos para escoar produções de maconha estocadas de 2018, 2019 e 2020, para vendas de cânhamo, planta com baixo nível de THC usada na indústria têxtil. Até o ano passado as exportações realizadas pelo país eram apenas de maconha medicinal. 

“Com o governo anterior, as exportações estavam travadas. Apesar de existir marco legal para exportar, havia extensa lista burocrática e acabávamos não conseguindo as autorizações”, diz Eduardo Blasina, diretor da empresa Cannabis Uruguay.

No Brasil, a guerra que não soluciona, mata inocentes e só piora a situação. 

“O que muda com os decretos é a perspectiva futura. Neste ano haverá uma quantidade significativa exportada. E, dentro de dois anos, a maconha pode ser um dos três ou quatro principais produtos de exportação do país”, diz Alfonso Capurro, economista da consultoria CPA Ferrere, em Montevidéu. (Do 247)