Nesta quarta-feira, 29 de julho, às 20h, o CineSesc realiza o bate-papo ao vivo Cinema de distopia: das telas para o cotidiano, que abordará o filão dos filmes-catástrofe, obras que estimulam a capacidade do público de projetar fins de um mundo que parece estar sempre à beira do colapso. Em tempos de pandemia e isolamento, muitos desses filmes parecem ter migrado das telas para a vida comum. Que cinema um cotidiano catastrófico deve nos exigir produzir?

O bate-papo ao vivo contará com a presença dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Carol Rodrigues, além da escritora e pesquisadora Ana Rüsche, e será mediado pela jornalista Flávia Guerra, pelo canal no YouTube: youtube.com/cinesesc. A programação marca a segunda edição virtual do Cinema da Vela, que reúne mensalmente cineastas, artistas, pesquisadores e críticos, no CineSesc, para discutir com o público os rumos do cinema durante o tempo do queimar de uma vela.

Lançada há menos de dois meses e com mais de 200 mil visualizações, a série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, também traz ao longo da semana uma programação de filmes em streaming na plataforma Sesc Digital, que tem curadoria do CineSesc, com mais quatro novos títulos a partir desta quinta-feira, 30 de julho. Basta acessar a plataforma para conferir longas e curtas-metragens, ficcionais e documentais, sempre a partir de quinta-feira, com acesso gratuito a qualquer hora do dia para ver e rever quando e onde quiser, e sem necessidade de cadastro.

Nesta semana, o #EmCasaComSesc exibe o longa de ficção Kapò – Uma História do Holocausto. O filme de 1960 foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro no ano seguinte. Dirigido pelo italiano Gillo Pontecorvo, conta a história de Edith, uma adolescente judia, que é presa e deportada com a família ao campo de concentração de Auschwitz. Após sofrer o trauma da execução de seus pais e disposta a sobreviver a qualquer custo, Edith se prostitui aos nazistas, sendo promovida ao posto de Kapò (guarda) dos outros prisioneiros. Porém, a chegada de Sacha, um prisioneiro russo, a faz recuperar a esperança e lutar pela liberdade.

“Kapò – Uma História do Holocausto”

Outra estreia da semana é E Então Nós Dançamos, do sueco Levan Akin. O filme sueco-georgeano conta a história do bailarino Merab, que desde bem jovem pratica dança tradicional georgiana com sua parceira Mary. Quando se junta ao grupo o carismático e descontraído bailarino Irakli, Merab se sente ameaçado e atraído por aquele que se tornará uma fonte de rivalidade e desejo. Em um cenário conservador e tradicional, Merab terá que se libertar e impor sua identidade.

A partir desta quinta, 30, o público também poderá conferir o longa nacional Quase Samba, de Ricardo Targino. Fábula sobre a família contemporânea, o filme narra a vida de Teresa, uma cantora de rádio de uma periferia imaginária do Brasil. Em seu último mês de gravidez, três homens disputam seu coração e o destino do bebê.

Fechando a lista de estreias da semana, a animação infantil Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, traz para a linguagem do cinema alguns dos melhores momentos da série de sucesso da TV, com momentos inéditos. Neste filme, o peixe-agente Peixonauta está pronto para mais um desafio: se tornar Agente Especial da O.S.T.R.A. – Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental. Mas para isso, terá que cumprir sete incríveis missões. Com a ajuda de seus amigos Marina, Zico e toda a turma do Parque das Árvores Felizes, cumprir as missões vai ser muito divertido.

A programação do Cinema #EmCasaComSesc contempla quatro eixos principais neste primeiro momento. Uma curadoria de clássicos do cinema, em sua maioria cópias restauradas e exclusivas na plataforma; uma seleção contemporânea internacional, com filmes que tiveram uma trajetória relevante em festivais no mundo todo e que merecem uma nova oportunidade de exibição ao público; uma janela dedicada ao cinema nacional, com produções de grande alcance de público e filmes independentes que merecem maior espaço de exibição – haverá também destaque aos documentários, ponto forte na produção cinematográfica brasileira; e por fim, uma seleção de filmes infantojuvenis, visando a formação de público, desde os primeiros anos de vida, para a diversidade do cinema e ampliação do lastro de narrativas.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Haverá ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

Bate-papo ao vivo Cinema de distopia: das telas para o cotidiano

Quarta, 29/07 às 20h

youtube.com/cinesesc

Com: Kleber Mendonça Filho, Carol Rodrigues, Ana Rüsche e Flávia Guerra.

ESTREIAS Cinema #EmCasaComSesc 30 DE JULHO

KAPÒ – UMA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO

(Dir.: Gillo Pontecorvo, Iugoslávia/França/Itália, 1960, 118 min, Ficção, 10 anos)

Em Paris, Edith, uma adolescente judia, é presa e deportada com a família ao campo de concentração de Auschwitz. Após sofrer o trauma da execução de seus pais e disposta a sobreviver a qualquer custo, Edith se prostitui aos nazistas, sendo promovida ao posto de Kapò (guarda) dos outros prisioneiros. Porém, a chegada de Sacha, um prisioneiro russo, a faz recuperar a esperança e lutar pela liberdade.

E ENTÃO NÓS DANÇAMOS

(Dir.: Levan Akin, Suécia/Geórgia/França, 2019, 106 min., Ficção, 16 anos)

“E Então Nós Dançamos”

Desde bem jovem, Merab pratica dança tradicional georgiana no Georgian National Dance Ensemble com sua parceira Mary. Quando se junta ao grupo o carismático e descontraído bailarino Irakli, Merab se sente ameaçado, e também atraído, por aquele que se tornará uma fonte de rivalidade e desejo. Em um cenário conservador e tradicional, Merab terá que se libertar e impor sua identidade.

QUASE SAMBA

(Dir.: Ricardo Targino, Brasil, 2015, 82 min, Ficção, 16 anos)

“Quase samba”

Teresa é uma cantora de rádio de uma periferia imaginária do Brasil. Em seu último mês de gravidez, três homens disputam seu coração e o destino do bebê. O amor toma a forma de conflito em uma fábula sobre a família contemporânea.

PEIXONAUTA – AGENTE SECRETO DA O.S.T.R.A

(Dir.: Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, Brasil, 2012, 95 min, Animação, Livre)

“Peixonauta”

Peixonauta está pronto para mais um desafio: se tornar Agente Especial da O.S.T.R.A. – Organização Secreta Para Total Recuperação Ambiental. Mas para isso, terá que cumprir 7 incríveis missões. Com a ajuda de seus amigos Marina, Zico e toda a turma do Parque das Árvores Felizes, cumprir as missões vai ser muito divertido. Com momentos inéditos do Peixe Agente Secreto, o filme reúne algumas das melhores aventuras da série de TV. Juntos, nós somos demais!

Cinema #EmCasaComSesc

Toda semana, sempre a partir de quinta-feira, tem quatro novos filmes para streaming na Plataforma Sesc Digital.

(Carta Campinas com informações de divulgação)