No próximo dia 3 de julho, um projeto da Unicamp, mais especificamente ligado aos alunos da graduação do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), lançará cinco e-books de maneira gratuita no site do Instituto: https://www.iel.unicamp.br/br/content/ebook .

Trata-se do projeto da TL224 Publicações, um setor de publicações independentes da graduação do IEL gerido pelos estudantes de graduação (majoritariamente de Estudos Literários) e coordenado pela Profa. Dra. Márcia Abreu.

O projeto da TL224 busca dar oportunidade aos estudantes de entrarem em contato com o mercado de trabalho de editoração de livros; são publicados, anual e costumeiramente, cinco livros: três que eram monografias (TCCs) premiadas pelo IEL e dois romances originais.

A plataforma é de amplo acesso ao público, atraindo estudantes que estejam interessados em leituras e pesquisa na área das letras – os temas científicos são de linguística, linguística aplicada e literatura.

Entre os e-books que serão lançados, há textos narrativos criativos, um livro que reúne dois contos tematizados no sertão brasileiro, e outro sobre o processo de maternidade.

Veja abaixo mais detalhes de um dos livros que compõem o projeto. Em outras matérias, serão divulgadas informações sobre cada um dos demais livros a serem publicados:

(Foto: Facebook TL224 Publicações)

O livro ​Noites no Sertão é composto pelos contos “Sertão grande menina”, de Julia Helena de Oliveira, e “Chumbo”, de Everaldo Rodrigues. O primeiro narra a vida de uma menina que nasceu e passou a infância feliz no sertão, relatando, em uma mistura de imaginação e lembrança, momentos marcantes que prometem deixar os leitores emocionados.

Já o segundo conto é uma narrativa em primeira pessoa que relata, de forma acelerada e instigante, a história de um cangaceiro matador de aluguel. Essa é uma aventura que deve surpreender a muitos.

Everaldo Rodrigues, estudante do curso de Estudos Literários da Unicamp e
escritor, recebeu o 1o Prêmio ABERST de Literatura (Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror) pela novela “O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera” (2018), na categoria “Melhor conto ou novela de Horror”.

Julia Helena de Oliveira é estudante do curso de Estudos Literários da Unicamp. O conto “Sertão grande menina”, presente no livro ​Noites no sertão, é sua primeira publicação. O texto foi elaborado como projeto no segundo semestre de 2019, com apoio e incentivo do grupo Autores
Anônimos, coletivo de escritores da Unicamp do qual Julia faz parte.

Livro:​ Noites no sertão
Organizadoras: Jennifer Siqueira Araújo, Maryna Galliani Falcão e Thaís Freitas Rodrigues
Autores:​ Everaldo Rodrigues e Júlia Helena de Oliveira
ISBN: ​ 978-65-87175-07-2
Edição:​ 1
Ano: ​ 2020
Páginas:​ 122
Dimensões:​ 14x21cm

(Carta Campinas com informações de divulgação)