O Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP) e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC) se juntaram à “Força Tarefa – Unicamp contra Covid-19”, trabalhando no desenvolvimento de um curta-metragem em animação, que ganhou o nome de “Quando tudo isso passou”.

Frame de “Quando tudo isso passou”

O curta-metragem traz a história de uma cientista que busca o remédio para doença, mas que, além da pesquisa e das questões ligadas à saúde física e hábitos de higiene, reflete sobre como a solidariedade, compreensão e o amor são essenciais em tempos de pandemia. O filme está disponível no canal da TV Unicamp no Youtube, neste link: https://youtu.be/9a4QI7aTq4Y.

O texto é do próprio diretor, Wilson Lazaretti, professor do Instituto de Artes da Unicamp, com contribuições de oito ex-alunos do animador, estudantes principalmente do curso de Artes Plásticas da Unicamp, com cada um trabalhando remotamente de sua casa. A produção é de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Uma das envolvidas é a jovem Isabella Brum, 20 anos, estudante do segundo ano de Artes Visuais da Unicamp. “A gente trata deste tema do coronavírus de uma forma um pouco mais lúdica. É um vídeo com um caráter mais esperançoso, para levar uma luz para as pessoas”, comenta ela, que vê no projeto também uma oportunidade de evoluir e aprender mais a técnica da animação. 

A Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas que coloca a serviço da sociedade sua infraestrutura e todo o recurso humano e financeiro na luta contra um dos maiores males da história da humanidade. Hoje, a Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 trabalha arduamente junto aos governos municipal, estadual e federal para conseguir os recursos necessários para ampliar cada vez mais sua capacidade de atuação. Para saber mais: http://www.ftcovid19.unicamp.br/index.html

Título: Quando Tudo Isso Passou
Direção: Wilson Lazaretti
Link para a animação: https://youtu.be/9a4QI7aTq4Y

Ficha técnica:
Animação:    

Isabela Jaha
Isabella Brum
João Pedro Felipe Silva
João Botas
Leandro Shida
Lucas  Souza
Sofia Yumi C. K.
Tania Sahire
Wilson Lazaretti
          
Participação das crianças

Livia Russo Camargo
Luca  Lazaretti
Manuela Caldana
Paola Caldana
Valentin Maurer Abraham
   
Produção:
Maurício Squarisi
Composição e trilha sonora: Eduardo Virgilio
Montagem e direção de arte: Eliana Ribeiro
Narração: Tereza Freire
Apoio de produção: Duda Bezerra
Consultoria de conteúdo: Patrícia Alves
Revisão de texto: Katia Fonseca
Orientação técnica: Henrique Marques Souza
Colaboração: Dayane Machado, Francisco Gonçalves Ataíde, Marcelo Guzzo, Mariana Soares Leme, Norma Reggiani

(Carta Campinas com informações de divulgação)