Nesse período de isolamento social, no qual os artistas estão fora do palco, a Cia Kokelinha buscou caminhos alternativos para levar sua arte até o público. Logo no começo da quarentena, o grupo iniciou uma série de contações de histórias em suas redes sociais, baseadas em clássicos literários de Mary França.

(Foto: Divulgação)

As histórias contadas pelos atores, fazem parte dos conteúdos didáticos aplicados pelos professores da pré-escola e ensino fundamental – anos iniciais. Os textos são permeados por animações que tematizam situações pitorescas do reino animal, sinalizando o elemento surpresa como articulador das narrativas. Existem também contações na linha da conscientização ecológica, como “Fogo no céu”, que denuncia a presença de um balão na mata e a aflição dos animais que, de forma acumulativa, vão surgindo na narrativa.

Além das contações, o grupo investiu no formato “Teatro Web”, no qual cada ator grava suas cenas de casa, utilizando apenas o celular. A primeira peça adaptada foi “Os Feijões Mágicos de João”, que tinha a previsão para estrear nos teatros em maio desse ano e foi cancelada devido à pandemia.

Baseada no clássico infantil de Joseph Jacobs, a montagem retrata a aventura de João (Ítalo Jonas) ao tentar ajudar sua mãe Amélia (Andressa Estrela) a saírem da situação de dificuldade financeira e falta de comida na fazenda. De uma forma lúdica e musical, a peça traz um olhar reflexivo sobre a relação dos humanos com os animais e busca ressignificar alguns costumes hoje naturalizados, levando em consideração a preservação da natureza e a proteção de todos os seres.

A segunda peça adaptada acaba de ser lançada no especial de festa junina que o grupo publicou em seu canal no Youtube. “A Quadrilha dos Bichos” mistura atores com fantoches, músicas e animações, e mostra um momento pré-festa junina no qual um sapo quer dançar quadrilha, mas está com dificuldades para encontrar um par adequado.

As contações de histórias continuam acontecendo todos os sábados, nas redes sociais do grupo. Todos os conteúdos produzidos por eles, podem ser assistidos a qualquer momento no canal da Cia Kokelinha no Youtube.

(Carta Campinas com informações de divulgação)