O professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Wagner Romão, se licenciou da presidência da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp) e poderá tentar uma vaga no legislativo nas próximas eleições municipais.

Romão (foto reprodução – rede social)

A legislação eleitoral exige a desincompatibilização de cargos. A regra é válida para todos os servidores da administração direta (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e indireta (Autarquias, Sociedade de Economia Mista, Fundações Públicas e Empresas Públicas), bem como de cooperativas, instituições de ensino, entre outros que recebam verbas públicas. A norma abrange não somente os servidores efetivos, mas também os detentores de cargos comissionados.

Segundo Romão, que anunciou em rede social o licenciamento da entidade, desde o final do ano passado tem feito reuniões para decidir se tomava uma decisão como esta. “Tenho conversado com apoiadores e com companheiras e companheiros da cidade, em boa parte ligadas/os à Unicamp, que compreendem ser fundamental ocuparmos espaço no Legislativo, sobretudo neste grave momento político”, anotou.

Romão afirmou ainda que é hora de dar um passo adiante na defesa da educação pública, da democracia e no combate às desigualdades sociais no país e em Campinas.

“Avaliamos que é o momento de nos lançarmos à disputa eleitoral que se avizinha e de construirmos um mandato parlamentar representativo dos anseios daquelas e daqueles que dão valor à tomada de decisões políticas com base no conhecimento, sem preconceitos de qualquer ordem, em busca do bem comum.”, anotou.

Se não fosse a pandemia de Covid-19, Romão já teria terminado seu mandato na ADunicamp. A pandemia obrigou a atual Diretoria da ADunicamp – com o consentimento de seu Conselho de Representantes – a estender o mandato, que se findaria no último 29 de maio. “Não fosse a quarentena já teríamos concluído nossa missão na direção de nosso sindicato, e a minha, na presidência”, disse. A professora Silvia Gatti, docente do Instituto de Biologia, substitui Romão na presidência da entidade.

“No momento oportuno, apresentarei mais detalhadamente nossa plataforma política e nosso programa. Farei isso nas redes sociais das quais participo e espero também poder fazê-lo em reuniões presenciais e nas ruas, quando houver segurança sanitária que nos permita”, afirmou.