O filme de produção espanhola Wasp Network, que estreou recentemente na Netflix e que tem entre os atores o brasileiro Wagner Moura, conta a história do agente cubano René Gonzáles, que arriscou sua vida para evitar atentados terroristas contra Cuba. Gonzáles conseguiu evitar alguns atentados, mas não todos.

René e Olga (Foto real cuba blog -reprodução)

O filme, dirigido por Olivier Assayas, conta a história de agentes cubanos e de uma organização criminosa formada por cubanos exilados nos Estados Unidos, com apoio de empresários e políticos norte-americanos. O filme é baseado no livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, do brasileiro Fernando Morais.

Essa organização contratava mercenários para promover ataques terroristas contra Cuba. Os criminosos promoveram atentados em praias, colocaram bombas em hotéis entre outras ações. Os agentes cubanos foram infiltrados para tentar evitar os ataques terroristas.

No início dos anos 1990, o alvo da organização criminosa era promover o terror à indústria do turismo, base da economia da Ilha depois da derrocada da União Soviética e da queda do muro de Berlim em 1989. O governo cubano fez reclamações diplomáticas ao governo dos EUA, mas eram ignoradas. 

(imagem wikipedia – barrynl – dp)

O filme Wasp Network foca na história de René Gonzáles e outros agentes. René decidiu ir para Flórida em 1990, junto com outros agentes, para tentar evitar os ataques terroristas na ilha. Ele era piloto, roubou um avião em Havana e aterrissou na Flórida, pedindo asilo político. Deixou sua esposa Olga Salanueva (interpretada por Penélope Cruz) e a filha.

Como a missão era ultrassecreta, René abandonou a família e foi considerado um traidor da revolução, vendido para o ‘sonho americano’. A Rede Vespa (nome da operação – Wasp Network em inglês) foi montada com vários agentes “deserdando” e indo para a Flórida com a missão de se infiltrar em organizações de direita que queriam derrubar Fidel Castro e o regime cubano.

Os ataques terroristas só terminaram depois que o governo de Cuba reagiu e derrubou dois aviões da organização criminosa que invadiu o espaço aéreo cubano.

Depois de oito anos da chegada de René Gonzáles aos Estados Unidos e da derrubada dos aviões, o FBI fez uma operação para capturar os agentes cubanos. Quatro escaparam. Outros cinco negociaram a liberdade em troca de informações. Restaram René e seus companheiros Fernando González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Gerardo Hernán, que é interpretado por Gael García Bernal.

(foto divulgação)

Após a prisão pelo FBI, René Gonzáles que conseguiu evitar vários atentados terroristas e ajudou a desmontar a rede criminosa, inclusive denunciado tráfico de drogas para o próprio FBI, foi condenado a 15 anos de prisão. A Justiça dos Estados Unidos condenou o homem que arriscou a vida para evitar atentados terroristas.

Cuba reconheceu que os cinco eram agentes de inteligência, mas afirmou que eles estavam espionando somente os grupos terroristas de exilados cubanos, não o governo dos Estados Unidos. O governo de Cuba explicou que os homens foram enviados ao sul da Flórida após vários ataques terroristas em Havana, possivelmente planejados por Luis Posada Carriles, considerado terrorista e ex-agente da CIA, que também aparece no filme interpretado por Tony Plana.

Em 2005, uma revisão de três juízes na Corte de Apelações do 11º Circuito em Atlanta derrubou as condenações, citando preconceitos dos cubanos anti-castristas em Miami, mas o plenário da corte reverteu essa decisão. Em junho de 2009, a Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou a revisar o caso. Em Cuba, os cinco são vistos como heróis nacionais e são apontados como tendo sacrificado suas liberdades em defesa de seu país. (Com informações da wikipedia e RBA)