A série “Cinema”, que integra a programação do #EmCasaComSesc, organizada pelo Sesc São Paulo, traz novidades nos próximos dias.

Cena do filme “A Carruagem de Ouro”, de Jean Renoir

Nesta semana, a programação exibe um clássico do cinema de 1952, o belo “A Carruagem de Ouro”, do francês Jean Renoir. O filme franco-italiano se passa no século 18.

Outra opção é o documentário intimista Eu Sou Ingrid Bergman, do sueco Stig Bjorkman, que apresenta um material inédito sobre a atriz, com entrevistas, cartas, diários e muitas imagens realizadas por Ingrid durante toda a sua vida.

A produção nacional também tem reservada duas salas (virtuais), completando a programação desta semana.

O público pode conferir Paulinho da Viola – Meu tempo é Hoje, documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura; e o infantil Miúda e o Guarda-Chuva, ficção que narra as aventuras de Miúda, uma menina míope e imaginativa.

A série “Cinema” contempla exibições de filmes em streaming (no formato FVOD – Free Video On Demand), na recém-lançada plataforma Sesc Digital, com acesso gratuito a qualquer hora do dia e sem necessidade de cadastro. Para assistir, basta acessar a Plataforma Sesc Digital.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Haverá ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

PROGRAMAÇÃO: Cinema #EmCasaComSesc de 18 a 24 de junho

A CARRUAGEM DE OURO

(Dir.: Jean Renoir, França / Itália, 1952, 94 min). Uma trupe italiana de commedia dell’arte viaja para se apresentar em uma colônia espanhola da América Latina no século XVIII. Junto com a companhia teatral, chega da Europa uma carruagem de ouro encomendada pelo vice-rei. É o início de uma série de eventos inusitados.

EU SOU INGRID BERGMAN

(Dir.: Stig Bjorkman, Suécia, 2015, 114 min). Um documentário intimista sobre a vida de uma das mais premiadas atrizes da história do cinema, três vezes vencedora e oito vezes indicada ao Oscar, Ingrid Bergman. O filme apresenta um material inédito como entrevistas, cartas, diários e muitas imagens realizadas por Ingrid durante toda a sua vida, revelando aspectos de sua vida familiar e amorosa e suas relações com os filhos e companheiros. Uma homenagem a uma lenda, lançada no ano do centenário de seu nascimento.

PAULINHO DA VIOLA – MEU TEMPO É HOJE

(Dir.: Izabel Jaguaribe, Brasil, 2013, 83 min). Documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tempo: o tempo. Em vários versos ele canta: “só o tempo ajuda a gente a viver”; “amor, repare o tempo enquanto eu faço um samba triste pra cantar”; “quando eu penso no futuro, não esqueço meu passado”. Há ainda encontros musicais memoráveis com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.

MIÚDA E O GUARDA-CHUVA

(Dir.: Amadeu Alban, Brasil, 2019, 74 min). Miúda é uma menina míope e imaginativa, que cuida de sua planta carnívora de estimação, com muito amor e formigas fresquinhas. Às vésperas de completar 7 anos, tudo o que Miúda deseja é que a planta a chame pelo seu nome, mas esta exige cada vez mais formigas. As formigas, cansadas de serem comida de planta, bolam um plano que envolve poesia, guarda-chuvas e uma máquina do tempo. A menina atravessa uma jornada para compreender o mundo à sua volta e aprende que crescer é fazer escolhas.

(Carta Campinas com informações de divulgação)