Dentro da programação #EmCasaComSesc, organizada pelo Sesc São Paulo, a série Teatro, que acontece sempre às 21h30, traz nesta segunda-feira (8) Cláudia Missura em Paixões da Alma, espetáculo baseado na filosofia de René Descartes.

Claudia Missura em Paixões da Alma (Foto: Andrea Pedro)

Dirigida e adaptada por Marcelo Romagnoli, a peça se passa numa cozinha, onde a atriz prepara um ensopado e dá a receita de como se proteger das paixões que atacam nossa alma. A descoberta dos mecanismos do corpo, a dissecação dos sentimentos, a análise das emoções e dos sentidos são tratadas de forma clara e precisa, assim como na obra do filósofo francês que inaugurou a filosofia moderna. Baseada principalmente em três livros de Descartes – Discurso sobre o Método, Meditações e As Paixões da Alma, a peça tem classificação indicativa de 14 anos.

Na quarta-feira (10), Matheus Nachtergaele adapta a peça Processo de Conscerto do Desejo para formato intimista, intitulando-a ‘Desconscerto’.

Na apresentação, o ator recita poemas de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu quando Matheus tinha três meses de idade. “Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente”, explica o ator. “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”. Ele define o monólogo como “um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. É só isso, se isso for pouco”. A peça não é recomendada para menores de 14 anos, e tem direção de Miriam Juvino.

Acompanhe as transmissões através do youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)