O médico e vereador Pedro Tourinho (PT) se registrou como pré-candidato a prefeito de Campinas nas próximas eleições municipais. A informação foi divulgado pelo jornalista Thiago Rovedo, do CidadeOn. O vereador, que está em seu segundo mandato na Câmara, teve participação intensa nos debates dos últimos meses sobre a pandemia de coronavírus.

(foto de vídeo – cv)

Recentemente, Tourinho criticou o plano de retomada do comércio estabelecido pelo governo João Doria (PSDB) e pela Prefeitura de Campinas, afirmando que traz um risco grande para a população. A taxa de ocupação das UTI do sistema público em Campinas atingiu 100% esta semana, maioria com Covid-19.

A crítica de Tourinho é que curva de contágio ainda está ascendente em todo o estado e, mesmo assim, o governo do Estado de São Paulo anunciou um plano de relaxamento da quarentena. Classificou as regiões do estado em diferentes níveis de vigilância, com a possibilidade da reabertura imediata de vários setores em Campinas, na capital e em outras regiões do estado.

“As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo vêm enfrentando uma quantidade crescente de novos casos de COVID19 e de internações hospitalares pela doença nas últimas duas semanas. Nossos hospitais estão cheios. Nossas UTI’s quase lotadas. Continuamos com sérios problemas na testagem e muita subnotificação”, afirmou.

O debate da pandemia de coronavírus exigiu maior participação de políticos que têm formação em medicina como Alexandre Padilha, Luiz Henrique Mandetta, Pedro Tourinho e outros.