As artes literárias agora fazem parte dos cursos online que são periodicamente apresentados na Rabeca Cultural, espaço localizado em Sousas, ao lado das atividades de Cinema, História da Arte, Fotografia, Música, Desenho e Pintura.

Quem inicia o primeiro módulo da Rabeca Literária é a Profª Drª Lúcia Granja, professora de Literatura e Cultura Brasileiras (Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP), para nos falar de um dos maiores escritores da literatura mundial, o brasileiro Machado de Assis.

O curso online “Cenas da Escravidão Brasileira em contos de Machado de Assis” acontecerá às quartas-feiras, dias 01, 08, 15 de julho, às 19h30.

Lúcia Granja lembra que “de sua última foto conhecida em vida (25 de janeiro de 1908), Machado de Assis (1839-1908) olha-nos com austeridade, como se pudesse indagar-se: o que legarão ao futuro os fatos e os acontecimentos históricos do século XIX”? Em meio às questões que nos assolam, nós perguntamos ao mestre de que forma a escrita desse “homem de seu tempo e de seu país” pode nos ajudar a compreender nosso passado, em si e em sua relação com nossa contemporaneidade. Machado de Assis  nos guia nessa empreitada, testemunha sensível, acompanhando tudo de muito perto, com inteligência,  argúcia, crítica contundente e notável capacidade de compreender seu presente e  suas consequências.

A literatura de Machado de Assis, apesar da indeterminação histórica à qual está aprisionado qualquer indivíduo, dialoga com seu tempo de forma impressionante, exprimindo as ideias e o imaginário contemporâneo a respeito de temas polêmicos,  reproduzindo discussões candentes de uma sociedade patriarcal e escravista, o Brasil do século XIX.

Por meio de três contos escritos por esse notável intérprete do Brasil, nos quais está representada a escravidão em nosso país e algumas de suas consequências sociais, este curso apresenta e analisa, com amparo da bibliografia especializada, ocorrências do tema “escravidão” em sua relação com a história brasileira, mas também com questões humanas gerais, tão importantes aos acontecimentos quanto os sistemas, dados, instituições etc.

Os contos de Machado de Assis, hoje em domínio público, estão bem editados e publicados em edição eletrônica em www.machadodeassis.net

Veja mais detalhes do programa do curso:

Dia 1º de Julho, quarta-feira, 19h30:  “O caso da vara”, Gazeta de notícias, 1º de fevereiro de 1891, republicado por Machado de Assis em Páginas recolhidas (1899), que pode ser consultado em qualquer edição.  O conto está disponível também na edição eletrônica do site www.machadodeassis.net, acessível em
http://www.machadodeassis.net/hiperTx_romances/obras/paginasrecolhidas.htm

Dia 08 de Julho, quarta-feira, 19h30: “Mariana”, conto de Machado de Assis,  Jornal das Famílias, 1871, não republicado em livro pelo autor. Acessível por meio da edição  eletrônica do site www.machadodeassis.net,  http://www.machadodeassis.net/hiperTx_romances/obras/contosavulsos2.htm

Dia 15 de Julho, quarta-feira, 19h30: “Pai contra mãe”, conto de Machado de Assis, publicado em Relíquias de Casa Velha (1906), que pode ser consultado em qualquer edição.  O conto está disponível também na edição eletrônica do site www.machadodeassis.net, acessível em
http://www.machadodeassis.net/hiperTx_romances/obras/reliquiasdecasavelha.htm

Rabeca Literária
Cenas da Escravidão Brasileira em contos de Machado de Assis

Prfª Drª Lúcia Granja
Dias e respectivos contos: 01/07 (O caso da Vara), 08/07 (Mariana), 15/07 (Pai contra mãe)
19h30
Duração de 1h30
Online
R$ 100,00 as três aulas
Aulas avulsas R$ 40,00
Inscrições e informações pelo celular 19 997206186, com Kha Machado

(Carta Campinas com informações de divulgação)