Um estudo monitorado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) com dados de testes rápidos da Covid-19, realizados por 26 redes de farmácias em todo Brasil, indica que o país pode ter até 30 milhões de contaminados pela doença.

(foto div – ms)

O dados têm grande abrangência. Até o momento, já foram aplicados quase 100 mil (exatos 97.486) testes rápidos para detecção de anticorpos contra o coronavírus, por meio da coleta de sangue com furo na ponta do dedo. De acordo com a entidade, 14,87% dos pacientes apresentaram anticorpos para o coronavírus. Esse número equivale a 30 milhões de brasileiros.

O número pode ser menor porque muitos dos que procuraram os testes podem realmente ter sentido algum sintoma ou ter se exposto ao coronavírus. Para ter acesso à pesquisa completa, clique aqui.

Os dados colhidos nas lojas das maiores varejistas do país compreendem o período entre os dias 28 de abril – data da autorização do serviço pela Anvisa – até o dia 21 de junho. De acordo com a pesquisa, 569 farmácias estão ofertando o serviço, das quais 46,22% estão concentradas em São Paulo (150) e Minas Gerais (113).

São Paulo é o estado que mais realizou o procedimento. Ao todo, 29.517 pessoas foram testadas. O Amapá, com apenas uma farmácia disponibilizando o serviço, registrou o maior número de casos positivos: 38% dos 392 testes indicaram a contaminação pelo vírus. (Com informações de divulgação)