Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Destacamos nessa quinta-feira, dia 2 de julho, o debate Descolonização do olhar: Enfrentamento das imagens da história da arte e do cotidiano. Nele, será analisado como os discursos de poder influenciam na produção e circulação de imagens de pessoas negras no campo da história da arte, da ciência e da cultura visual, contribuindo para a manutenção das desigualdades. Com Rosana Paulino, artista visual e pesquisadora, e Elidayana Alexandrino, artista visual, educadora, pesquisadora e curadora independente. Mediação do artista visual, pesquisador, curador e professor Claudinei Roberto, e apresentação da historiadora e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, Sabrina da Paixão.
Na sexta-feira, dia 3, o autor e liderança indígena Ailton Krenak e a filósofa Déborah Danowski falarão sobre o tema Crônicas Terranas, mundos por vir. O debate traz reflexões sobre como imaginar e criar alternativas para o mundo por vir, a partir de nossa situação presente de ataques do atual governo aos povos indígenas, da pandemia do novo coronavírus e do colapso ecológico em curso. Mediação e apresentação de Tatiana Amaral, assistente técnica da Área Diversidade Cultural da GEPROS – Gerência de Estudos e Programas Sociais, Sesc SP.
Veja abaixo mais detalhes da programação:
Dia 2/7, quinta-feira
Descolonização do olhar: Enfrentamento das imagens da história da arte e do cotidiano
Como os discursos de poder influenciam na produção e circulação de imagens de pessoas negras no campo da história da arte, da ciência e da cultura visual, contribuindo para a manutenção das desigualdades.
Participantes:
Rosana Paulino – Artista visual e pesquisadora com Doutorado em Artes Visuais pela ECA-USP).
Elidayana Alexandrino – Artista visual, educadora, pesquisadora e curadora independente.
Mediação:
Claudinei Roberto – Artista visual, pesquisador, curador e professor.
Apresentação:
Sabrina da Paixão – Historiadora e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
Dia 3/7, sexta-feira
Crônicas Terranas, mundos por vir
Nesta live, o autor e liderança indígena Ailton Krenak e a filósofa Déborah Danowski conversarão sobre como imaginar e criar alternativas para o mundo por vir, a partir de nossa situação presente de ataques do atual governo aos povos indígenas, da pandemia do novo coronavirus e do colapso ecológico em curso.
Participantes:
Déborah Danowski – Professora da Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio.
Ailton Krenak – Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia.
Mediação e Apresentação:
Tatiana Amaral – Assistente técnica da Área Diversidade Cultural da GEPROS – Gerência de Estudos e Programas Sociais, Sesc SP.
Toda a programação pode ser acompanhada na página youtube.com/sescsp.
(Carta Campinas com informações de divulgação)