O prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB) decretou a desapropriação e futura eliminação dos últimos remanescentes florestais de Mata Atlântica na região de Sousas, distrito de Campinas, na última sexta-feira, 08 de maio, com publicação de decreto. A medida autoriza a construção de uma segunda barragem na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas.

(imagem: apaviva )

Segundo denúncia da Apaviva (Associação dos Amigos da Área de Proteção Ambiental de Campinas) o prefeito usa um momento de fragilidade social, em meio à pandemia do Covid-19, e assina o  Decreto Nº 20.867 de 07 de maio de 2020, que deixa ainda mais vulnerável a conservação do patrimônio socioambiental e cultural das fazendas alvo desse decreto (Fazenda São Ciro, Fazenda São José do Atibaia, Fazenda Espírito Santo do Atibaia, Fazenda Santo Antonio das Mangueiras, Fazenda Santa Lydia e Estância das Cachoeiras do Atibaia) .

A Apaviva afirma que se manifesta contra “toda essa irresponsabilidade socioambiental do prefeito com as Áreas de Preservação Ambiental de Campinas”. A Apaviva é uma associação que foi constituída em 2010 pelos moradores de Sousas, com o objetivo de promover o maior fragmento de Mata Atlântica do Município a Mata Ribeirão Cachoeira (MRC) em uma Unidade de Conservação Refugio da Vida Silvestre. (LINK)