O prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB) decretou a desapropriação e futura eliminação dos últimos remanescentes florestais de Mata Atlântica na região de Sousas, distrito de Campinas, na última sexta-feira, 08 de maio, com publicação de decreto. A medida autoriza a construção de uma segunda barragem na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas.
Segundo denúncia da Apaviva (Associação dos Amigos da Área de Proteção Ambiental de Campinas) o prefeito usa um momento de fragilidade social, em meio à pandemia do Covid-19, e assina o Decreto Nº 20.867 de 07 de maio de 2020, que deixa ainda mais vulnerável a conservação do patrimônio socioambiental e cultural das fazendas alvo desse decreto (Fazenda São Ciro, Fazenda São José do Atibaia, Fazenda Espírito Santo do Atibaia, Fazenda Santo Antonio das Mangueiras, Fazenda Santa Lydia e Estância das Cachoeiras do Atibaia) .
A Apaviva afirma que se manifesta contra “toda essa irresponsabilidade socioambiental do prefeito com as Áreas de Preservação Ambiental de Campinas”. A Apaviva é uma associação que foi constituída em 2010 pelos moradores de Sousas, com o objetivo de promover o maior fragmento de Mata Atlântica do Município a Mata Ribeirão Cachoeira (MRC) em uma Unidade de Conservação Refugio da Vida Silvestre. (LINK)
Com certeza não está pensando no futuro de nossa cidade floresta é o pulmão para filtrar oxigênio nossas crianças no futuro vão viver em um balão de oxigênio, não vão ter ar puro .
Não é u último remanescente. Barragens reservatório sai necessárias pois o rio Atibaia já é furtado lá nas origens e desviado para São Paulo. Haverá lazer temático ecológico .
Há muitos lugares de refazer aa ciliares e áreas degradadas. Como vai esta compensação ? E também plantar mais dois milhões de árvores na area urbana. Como vai esta compensação .
Só pode ser piada , só político de carteirinha.. meu Deus .. estão fazendo a Barragem ali de Pedreira antes mesmo de se de fazer as Adutoras …ou seja a água vai para lugar nenhum…o grande problema é nada destes Políticos são Sérios….
Acho necessário pois a falta d’água causa danos maiores e a prefeitura provavelmente irá compensar essas árvores com replantio ou novos parques.
O Sr. Jonas Donizete além de um péssimo Prefeito, agora mostra o lado de Destruidor ! Precisa apurar os custo do Projeto e se algo irregular, Campinas não merece e nem as famílias que moram a anos!! Jona é uma vergonha!!! Mau político e destruidor do meio-ambiente.