Um estudo feito pelos professores e pesquisadores da Unicamp, Paulo J. S. da Silva e Cláudia Sagastizábal, ambos do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, calculou quantas vidas poderão ser salvas no Brasil com medidas de isolamento social.

(foto de tela – estudo paulo js silva – claudia sagastizábal)

Segundo os cálculos, cerca de 4,1 mil vidas deverão ser salvas nos próximos 14 dias. Os números usados pelos pesquisadores são números oficiais, que estão subdimensionados. O isolamento, portanto, pode salvar muito mais vidas.

As medidas rígidas de isolamento social estão sendo defendidas principalmente pelos governadores de estados, apesar de o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) trabalhar e se posicionar diariamente contra o isolamento, que também é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo com Bolsonaro jogando contra, as medidas salvarão vidas.

Na pesquisa, Paulo Silva e Cláudia Sagastizábal anotam que fizeram ajustes do parâmetro R0R0 do modelo SEIR, que representa a taxa de replicação do vírus SARS-CoV-2 (o corona vírus que causa a Covid-19), tentando descobrir se ele varia no tempo.

“A ideia é buscar identificar tendências na evolução da taxa de propagação do vírus e consequente aceleração ou desaceleração da epidemia depois do início dos protocolos de distanciamento social que foram implementados a partir de 24 de março”, anotam.

Os pesquisadores também anotam que os resultados estão baseados nos dados oficiais baixados a partir do site Observatório Covid 19. “Esses dados sofrem de clara subnotificação e assim as nossas estimativas serão também sub-estimadas. Porém, acreditamos que mesmo assim é possível ter uma ideia da evolução da epidemia e assim ser útil”, afirmam.

Veja a página do estudo