O Ceará é estado brasileiro que mais fez testes de covid-19 em todo o país. De acordo com o governador Camilo Santana (PT), 60 mil exames já foram realizados. A testagem é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar o vírus. O estado é governado pela parceria entre o PT e o PDT, partido da vice-governadora Izolda Cela.

Camilo Santana (foto ascom – govce – div)

O Ceará faz 538 testes para cada 100 mil habitantes, seguido do Amapá (519) e Espírito Santo (518). O estado de São Paulo testa 149, abaixo da Bahia (165), mas bem acima do Rio de Janeiro (75), que tem grande quantidade de infectados. Veja tabela do DN (link)

O assessor especial de comunicação do governo cearense, Chagas Vieira, explica que os testes são algumas das medidas adotadas pelo estado para combater o coronavírus. O Ceará chegou a 24.255 registros de Covid-19 e 1.641 mortes, neste domingo (17).

“O Ceará é o que mais testa, no Brasil, ao lado de São Paulo. Desde o começo da pandemia, foram quase meio milhão de testes comprados. Os países que controlaram a pandemia da maneira mais racional, foram os que mais testaram a população. Você só resolve o problema, quando o detecta”, explica Chagas, em entrevista ao jornalista Altamiro Borges, do Barão de Itararé.

A capital Fortaleza está em lockdown desde o último dia 8. Desde o início do bloqueio geral, 920 ocorrências foram registradas na cidade por descumprimento do decreto governamental.

Segundo Chagas, não é hora de afrouxar a medida de prevenção, já que o país ainda enfrenta o problema da subnotificação. “Os casos de síndrome respiratória aguda em todo o país, só neste ano, representam um aumento de seis a sete vezes maior que o ano passado. Isso mostra os casos de covid-19”, alertou.

O Brasil é um dos países que menos testa no mundo todo. Atualmente, o país tem cerca de 150.000 amostras à espera de um resultado. Até hoje, foram feitos 350.000 diagnósticos nos laboratórios públicos, segundo o Ministério da Saúde. (Da RBA/Carta Campinas)