A série Ideias (sempre às 16h), do Sesc São Paulo, que compõe a programação #EmCasaComSesc, aborda o tema “Finitude, Sexualidade, Autonomia e Moradia – aspectos relevantes do envelhecimento” na segunda-feira (25).

(Foto: José Coe – Flickr)

Participantes: Cláudia Erthal – jornalista com experiência em direção, roteiro, edição de documentários, reportagens, vídeos e filmes. Trabalha com criação e desenvolvimento de produtos audiovisuais para produtoras, agências, emissoras de TV e Internet. Elca Rubinstein – jornalista com experiência em direção, roteiro, edição de documentários, reportagens, vídeos e filmes. Trabalha com criação e desenvolvimento de produtos audiovisuais para produtoras, agências, emissoras de TV e Internet. Paulo Markun – jornalista há 49 anos, escritor e documentarista. Dirigiu mais de uma centena de documentários e séries de ficção, escreveu 15 livros, lançou e dirigiu diversos veículos de comunicação.

Mediação: Beltrina Côrte – jornalista e docente da PUC-SP e CEO do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Na terça-feira (26), o assunto é o livro “O Capitalismo se Desloca: novas arquiteturas sociais”, do economista Ladislau Dowbor.

Neste debate, o economista Ladislau Dowbor propõe analisar um conjunto de mudanças do capitalismo que sugere que estamos em transição para outro modo de produção, deixando para trás a chamada era industrial e inaugurando algo novo. Professor titular de pós-graduação da PUC-SP, Ladislau Dowbor apresentará seu novo livro “O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais”, em fase de impressão pelas Edições Sesc, com a participação de Antônio Martins, jornalista e editor do site Outras Palavras.

Participante: Ladislau Dowbor – economista e professor da PUC-SP. Autor de mais de 40 livros.

Mediação: Antônio Martins – jornalista e editor do site Outras Palavras. Participou da criação do Fórum Social Mundial.

Já na quarta-feira (27) a proposta são os “Projetos Sociais de Esporte para todos: desafios de hoje e perspectivas para o futuro”, com Serginho, Magic Paula e Vladir Lemos. Além de evidenciar a importância do esporte e atividade física para qualidade de vida, educação e lazer, o debate proporcionará a discussão de cenários de projetos sociais esportivos, articulação de redes e os impactos do isolamento social neste contexto.

Participantes: Serginho – dirige o Instituto Serginho 10. Magic Paula – atua à frente do Instituto Passe de Mágica.

Mediação:

Vladir Lemos – jornalista da TV Cultura.

Por fim, na quinta-feira (28), o tema é “Memória e Resistência”.

Este encontro visa discutir a memória como ferramenta de resistência cultural e política frente à fragilização das instituições democráticas. Da composição de mitologias políticas às tentativas de desconstrução de narrativas de movimentos e lutas populares, Vladimir Sacchetta e Lira Neto pretendem discutir a importância do discurso histórico para uma melhor compreensão do cenário atual.

Participantes: Vladimir Sacchetta – formado em Direito (USP) e Jornalismo pela Cásper Líbero, atua no campo da memória brasileira desde o final dos anos 1970, quando chefiou na Abril Cultural a pesquisa de Nosso Século. Colaborou com o escritor Fernando Morais no livro Olga e foi responsável pelas imagens da coleção de Elio Gaspari sobre a ditadura militar. Lira Neto – jornalista e escritor. Ganhou o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. Doutorando em História na Universidade do Porto, em Portugal. É Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Ex-colunista dos jornais Folha de S. Paulo e Brasil Econômico.

Transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Sesc São Paulo (youtube.com/sescsp), a ação convida pensadores de diversas áreas para a troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade, contando agora com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O conteúdo pode ser acessado posteriormente.

(Carta Campinas com informações de divulgação)