Em pouco mais de uma semana, duas pesquisas mostraram aumento da avaliação negativa do governo Bolsonaro. A mais recente pesquisa a espelhar a queda de sua popularidade é a da XP Ipespe, divulgada nesta segunda, 4 de maio. A avaliação negativa subiu 7 pontos percentuais, de 42% para 49%, enquanto a avaliação positiva do governo caiu 4 pontos percentuais, de 31% para 27%.

No último dia 27 de abril, uma pesquisa da Atlas Político mostrou a maioria dos entrevistados, 54%, já estavam favorável a um processo de impeachment contra Bolsonaro, que vem tendo queda na aprovação de seu governo desde fevereiro com a crise do coronavírus e a incapacidade administrativa. A avaliação negativa do governo disparou na pesquisa da Atlas, de 41% para 49% dos entrevistados em apenas um mês. E o ótimo/bom caiu de 26% para 21%
Na pesquisa da XP Ipespe, desde o início da série, em janeiro de 2019, os números não eram tão desalentadores para o presidente da República.
A pesquisa também mostrou desconfiança em relação ao novo ministro da Justiça, André Mendonça. Para 69%, ele terá uma atuação com interferências do presidente e só 19% esperam uma atuação independente. A pesquisa XP/Ipespe ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões. As entrevistas foram feitas por telefone entre 28 e 30 de abril.