Coronavírus: aprovadas medidas de proteção ao guerreiros e guerreiras da área da saúde que estão salvando vidas

.Por Alexandre Padilha.

Na semana em que o Brasil ultrapassou do número de mortes por Covid-19 em comparação com a China, chegamos a marca de mais de 5 mil óbitos, e atingimos o segundo lugar no número de novos casos confirmados e o quinto no número de mortos, segundo a organização “Woldometers”, nosso país se tornou o novo epicentro do coronavírus no mundo. Não temos mais vítimas fatais por conta do isolamento social e graças a todos os guerreiros e guerreiras da área da saúde que estão salvando vidas.

(foto nathalie brasil – semcom – fp)

A luta pela garantia de direitos e o cuidado de quem cuida tem sido forte na Câmara dos Deputados. Como sabem, sou membro da comissão que trata de ações de enfrentamento ao coronavírus onde realizamos debates e sugerimos medidas de proteção, combate e cuidado que estão sendo analisados e aprovados em caráter de urgência no Congresso Nacional.

Essa semana dois projetos de lei foram aprovados na Câmara dos Deputados e buscam cuidar exatamente dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Um projeto de minha autoria que estabelece como obrigatório o fornecimento de equipamento de proteção individual e priorização das testagens dos trabalhadores da saúde para tentarmos evitar a situação crítica que já estamos vivendo de grande ocupação da capacidade instalada de leitos em várias capitais. Hoje, o maior risco de colapso do sistema de saúde tem a ver com a infecção dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde,

O outro projeto também é uma conquista importante para os profissionais da área que é a garantia de desconto do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde que atuam no SUS. Esse desconto já existia para médicos e enfermeiros do programa Estratégia Saúde da Família e professores e agora se estende a todos profissionais da saúde que utilizaram o Fies e terão desconto no pagamento enquanto durar a pandemia.

Medidas como essas são o mínimo obrigatório que nós representantes do povo no Congresso Nacional podemos fazer a esses profissionais que colocam suas vidas e de suas famílias em risco para salvar outras vidas.

Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal pelo PT-SP. Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde da Presidenta Dilma Rousseff. Foi Secretário Municipal da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de São Paulo.