O 2º Encontro de Cinema do Interior Paulista, organizado pelo ICine, dá início nesta terça (02/06) a uma programação ao vivo sobre Cinema, discutindo questões de fomento, produção, circulação e memória no interior. A programação será transmitida pelo YouTube, sempre às terças, às 19h.

Cena do curta-metragem “JA-IR”, de Marina Butolo

O primeiro evento da programação, intitulado “Mulheres e Cinema: alteridades”, traz cinco mulheres para uma conversa sobre as suas produções cinematográficas e trajetórias pessoais. As convidadas são as diretoras Lilian Santiago, Coraci Ruiz, Marina Butolo e Stheffany Fernanda. A conversa será mediada pela diretora e integrante do ICine, Kit Menezes.

Filmes que foram dirigidos pelas participantes serão exibidos ao longo da programação do encontro. Compõe a lista de exibição o documentário “Eu tenho a palavra”, de Lilian Santiago, descrito como uma viagem linguística em busca das origens africanas da cultura brasileira; “Pluma Forte”, de Coraci Ruiz, um doc-poema sobre o corpo da mulher; “JA-IR”, de Marina Butolo, uma ficção sobre a velhice, a vida e a morte; e “Filhas da Síria”, de Stheffany Fernanda, que narra a história de três mulheres sírias.

“A presença de uma mesa organizada para discutir um cinema dirigido por mulheres – atenta sobretudo para a diversidade de propostas narrativas, tanto relacionadas a gênero quanto a estética – reitera a diversidade de olhares do cinema brasileiro de uma perspectiva local feminina e feminista”, destaca a mediadora, Kit Menezes.

Além destes, a programação do encontro inclui, ainda, duas mostras de curtas-metragens produzidos no interior de São Paulo, e outras transmissões ao vivo de discussão sobre fomento, circulação e pesquisa.

Cena de “Filhas da Síria”, de Stheffany Fernanda

O primeiro Encontro de Cinema do Interior Paulista reuniu dezenas de cineastas, produtores e exibidores em dezembro de 2019, na cidade de Rio Claro. Desde então, o grupo manteve contato pela internet, organizou ações em defesa do orçamento estadual para o setor, chegando a enviar representantes para a Alesp, e articulou duas mostras de filmes produzidos no interior.

O segundo encontro teria ocorrido há poucos dias em Campinas, mas foi cancelado devido à pandemia de covid-19. Uma das produtoras do encontro, Bruna Epiphanio, afirma que a organização do evento está atenta às recomendações das autoridades de saúde: “em dezembro já havíamos nos programado para realizar o segundo encontro junto com a Semana Amilar Alves, que ocorre em Campinas no mês de maio, mas conforme fomos nos aproximando da data, tivemos que tomar a decisão entre adiar ou cancelar. Escolhemos uma terceira opção: produzir o encontro online via transmissão ao vivo.”

O ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista é uma entidade criada em 2019 para a organização e fomento da atividade cinematográfica no interior de São Paulo e atualmente tem representantes em mais de 30 cidades no estado. Este 2º encontro é produzido pelo ICine e recebe apoio da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e do Polo Audiovisual do Velho Oeste. Acompanhe a programação nas redes sociais: @icineforum.

PROGRAMAÇÃO

Toda terça-feira, de 2 de junho a 4 de agosto, sempre às 19h no canal do ICine no YouTube.

02/06 – Mulheres e Cinema: alteridades

Mediação: Kit Menezes

Convidadas: Lilian Santiago, Coraci Ruiz, Marina Butolo e Stheffany Fernanda.

09/06 – Perspectivas Digitais: Comercialização de Cinema sob Demanda

16/06 – Festivais de Cinema do Interior Paulista + Exibição do curta-metragem “Pluma Forte”, de Coraci Ruiz (13 min.)

23/06 – Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Cinema nos Municípios

30/06 – Fomento ao cinema através de Redes Públicas Intermunicipais

07/07 – Movimento Cineclubista no Interior: Memória e Ativismo + Exibição do curta-metragem “Eu tenho a palavra”, de Lilian Santiago (25 min.)

14/07 – Exibição com Debate do Filme “Um Drama Caipira para Caio Shelby” (28 min.)

21/07 – Mostra de Curtas I

28/07 – Mostra de Curtas II

04/08 – Preservação de Acervos Regionais do Interior Paulista + Exibição do curta-metragem “JA-IR”, de Marina Butolo (13 min.)

(Carta Campinas com informações de divulgação)