Vereadores tentam barrar na Justiça confisco de 3% no salário dos servidores de Campinas

A bancada de oposição ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), entrou com ação popular contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) que tramita na Câmara Municipal e altera as regras do Camprev (Instituto de Previdência dos Servidores de Campinas). O projeto causa prejuízos às aposentadorias dos funcionários públicos e confisca 3% a mais do salário dos servidores.

(foto divulgação – asses)

O projeto que, entre outras mudanças, propõe o aumento do desconto da contribuição dos servidores de 11% para 14% pode passar por primeira votação já na reunião extraordinária da próxima quinta-feira (09).

Em ação assinada por Gustavo Petta (PCdoB), Pedro Tourinho (PT), Carlão do PT (PT) e Mariana Conti (PSOL), os vereadores questionam a legalidade envolvendo a tramitação e o mérito do projeto apresentado pelo prefeito e pedem a retirada do projeto apresentado à Câmara. O projeto passou por uma audiência pública virtual nessa terça-feira (07) e também foi questionada pelos vereadores.

Além da ação popular, os vereadores acionaram o Ministério Público onde pedem que o MP atue em relação às ilegalidades na tramitação na Câmara. Para os vereadores, a forma da discussão do projeto, em pleno período de isolamento social, prejudica o debate com os servidores, principais interessados na mudança. A crítica veio em vídeo publicado nas redes sociais dos parlamentares. 

“A reforma traz sérios prejuízos pros servidores municipais de Campinas. Ela está em sintonia com as desastrosas reformas de Dória e Bolsonaro”, diz Petta no vídeo divulgado.

O vereador Carlão do PT questiona a justificativa do prefeito Jonas Donizetti (PSB) sobre o déficit do Camprev “ate agora nenhum dado concreto foi apresentado pela prefeitura ou pela gestão do Camprev”

“Os servidores que estão na linha de frente contra o Coronavirus podem ser prejudicados por um projeto votado nesse momento”, critica Pedro Tourinho

Já a vereadora Mariana Conti lembra que é necessário mobilização dos servidores “O impacto na cidade é enorme. A pandemia não pode ser usada para aprovar um projeto sem legitimidade e baseado na farsa do déficit. A gente precisa da ajuda de todos vocês. Vamos pressionar os vereadores da Câmara”. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

3 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

4 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

9 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

10 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

10 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

10 hours ago