Aulas de Cinema sobre Tarantino, Shyamalan, David Fincher e Wes Anderson, com Hamilton Rosa Jr., serão oferecidas ao público pela Rabeca Cultural, espaço localizado em Sousas.

“A Dama da Água”

No próximo dia 16 de abril, quinta-feira, recomeçam, em versão online, uma série de quatro aulas com o professor, cineasta e crítico de cinema Hamilton Rosa Júnior, sobre cineastas “Construtores de Universos no Cinema”.

Trata-se de uma iniciativa do professor junto à Rabeca Cultural e que, em sua versão online, permite ao público participar de qualquer lugar do mundo. É preciso apenas baixar o aplicativo do ZOOM.

Serão quatro diretores, sempre às quintas-feiras, às 20h. Quentin Tarantino, M. Night Shyamalan, David Fincher e Wes Anderson.

O primeiro a ser estudado é M. Night Shyamalan, diretor do famoso “O Sexto Sentido” e do recente “Vidro”. O cinema deste indiano, radicado nos Estados Unidos, é baseado em seu próprio senso de observação. A forma como ele capta as paranoias em pequenas atitudes do cotidiano e as amplifica em seus filmes, no fundo, é engraçada.

Shyamalan, na verdade, é um sátiro. Desde “A Vila”, ele vem ridicularizando os EUA, mostrando o quanto o empenho de uma sociedade puritana é capaz de pregar peças em si mesma. Em “Fim dos Tempos”, por exemplo, as pessoas correm de medo do vento. E em “A Dama da Água”, o horror se esconde não no fundo de um lago escuro, mas de uma piscina cristalina e segura de um condomínio de classe média. O senso de ridículo não vem do lugar ou da natureza, mas do comportamento social.

Cronograma:
Sempre às quintas-feiras, às 20h
Dia 16 de abril – O Cinema de Shyamalan
Dia 23 de abril – Quentin Tarantino
Dia 30 de abril – David Fincher
Dia 07 de maio – Wes Anderson

Os interessados precisam fazer o download do Zoom na Playstore, criar um nome com usuário e senha. Os organizadores vão enviar URL da aula aos inscritos e, no horário marcado, basta entrar na sala e participar.
Inscrições até às 14h do dia de cada aula.
Investimento para cada aula de R$ 30,00
Pacote de quatro aulas, R$ 100,00
Para se inscrever e para mais informações, contato pelo celular (19) 997206186, com Kha Machado.

(Carta Campinas com informações de divulgação)