Em São Paulo – Acontece no dia 28 de março (sábado, às 20h) a estreia de Tecendo Diálogos, com o coletivo As Caracutás, no ateliê Favela Galeria, em São Mateus (ZL), com entrada gratuita. O espetáculo de teatro-dança tem criação e direção coletiva das intérpretes Ester Lopes e Monica Soares com preparação corporal de Mika Rodrigues.

(Foto: Andressa Santos)

Tecendo Diálogos é resultado de um trabalho de pesquisa em movimento com foco nas lutas e os saberes das mulheres residentes no Parque São Rafael e imediações. O universo dos valores femininos norteia o espetáculo como uma procura pela força da resistência e do cuidado, pela paixão e inocência – dualidade peculiar ao feminino.

A linguagem cênica é híbrida; reúne artifícios teatrais (incluindo o teatro narrativo) junto às danças populares brasileiras e ao canto, dialogando com a estética contemporânea. As cenas foram alinhavadas por esses elementos para tecer o caminho da dramaturgia. A força e, ao mesmo tempo, a leveza da dança e do trabalho de corpo são fundamentais para as histórias dessas 12 mulheres que se apresentam: histórias que invertem os valores machistas, traçando paralelos e unindo mulheres em suas diversidades. “O corpo feminino carrega muitos traços tanto do cerceamento quanto da expressividade; ele pode ser fechado ou aberto para o que está a sua volta”, comenta Ester Lopes.

Monica e Ester recriam e rememoram as vivências dessas mulheres criando diálogos cênicos a partir das lembranças da infância e da juventude e também da sabedoria trazida pelo tempo. O espetáculo mergulha no estado do corpo em cada expressão de vida, seja ela alegre, agitada, tímida, cuidadosa ou acanhada. “São personagens reais e corajosas que carregam a simplicidade como beleza, que espelham um mundo futuro de igualdades, desejos comuns à maioria de nós”, reflete Monica Soares. As expressões do corpo são o principal artifício usado pelas atrizes/dançarinas para mostrar o lugar que cada uma dessas mulheres habita no mundo, mas também qual mundo habita suas almas. O enredo passa pelos lugares do trabalho, da relação com o próprio corpo, da violência sexual, da fé, da espiritualidade e da maternidade.

Em Tecendo Diálogos cada personalidade é também traduzida por um ritmo da tradição popular brasileira (jongo, frevo, carimbó, samba, coco, maracatu rural, batuque de umbigada, ijexá, caboclinho, capoeira). “Para contar as histórias dessas mulheres, vamos além do corpo, usando nossos corpos como instrumento em cada cena”, explicam as atrizes, que se conheceram quando faziam curso de formação no Instituto Brincante. “Foi realmente um encontro: os caminhos de duas atrizes da periferia se cruzando na Vila Madalena, no Brincante, era um sinal de que algo bom viria dali”, brincam elas e dividem a emoção do encontro.

A ambientação cênica é marcada pela linha, pelo fio que remete aos diálogos que vão sendo ‘tecidos’ no espetáculo. Os ambientes partem da sala de uma casa que se transforma em quintal, bar, cozinha e no lugar de fé (com referências ao sincretismo religioso, característica inerente à população periférica, à população brasileira). E as músicas cantadas por Monica e Ester em cena são canções da tradição cultural brasileira ao lado de composições autorais da orientadora cênica Rodrigues.

O projeto para este espetáculo foi contemplado pelo VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais 2019, da Prefeitura Municipal de São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA – Texto, dramaturgia e direção: As Caracutás. Elenco: Ester Lopes e Monica Soares. Preparação corporal: Mika Rodrigues. Orientação de iluminação: Gabriela Cerqueira. Iluminação: As Caracutás e Everton Santos. Cenografia: As Caracutás. Sonoplastia: Mika Rodrigues e Rodrigo Dias. Figurinos e adereços: Isa Santos. Depoimentos: Adriana da Silva, Celeide da Silva Lyrio dos Santos, Clotilde Luiza de França, Elza Maria Lopes de Souza, Erineide dos Santos Almeida, Ester Lopes, Francisca Pereira Barbosa, Jacira Celestino Ribeiro da Silva, Maria Terezinha Pedro, Maria Eliza da Silva Lyrio e Monica Soares. Fotografia e filmagem de entrevistas: Andressa Santos. Filmagem do espetáculo: Coletivo Via. Produção gráfica: Valter de Oliveira Silva. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Produção geral e idealização: As Caracutás. Produção executiva: Pião Produções.

Espetáculo Tecendo Diálogos

Com As Caracutás – Nas redes: @ascaracutas

Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos. Gênero: Teatro-dança.

Ingressos: Grátis. Informações: (11) 97983-4902

28 de março (sábado, às 20h) – Favela Galeria

3 de abril (sexta, às 20h) -Casa de Cultura São Rafael

4 de abril (sábado, às 19h) -Casa de Cultura São Rafael

9 de abril (quinta, às 20h) -Casa de Cultura São Rafael

11 de abril (sábado, às 19h)-Casa de Cultura São Rafael

17 de abril (sexta, às 20h)- Favela Galeria

18 de abril (sábado, às 20h)- Favela Galeria

24 de abril (sábado, às 20h) -Favela Galeria

Favela Galeria (sede do Grupo Opni)

Rua Archângelo Archiná, 587 – São Mateus. Tel: (11) 2011-5884

Casa de Cultura São Rafael

Rua Quaresma Delgado, 354 – Jardim Vera Cruz. Tel: (11) 3793-1071