Aviso: Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o IMS Paulista fechará para o público a partir de terça-feira, 17 de março, por tempo indeterminado. Todos os eventos estão cancelados. A abertura da exposição da fotógrafa chilena Paz Errázuriz, prevista para terça-feira, 17 de março, fica adiada, ainda sem nova data”.

Em São Paulo – Poderá ser vista de 17 de março a 26 de julho de 2020, a exposição “Paz Errázuriz”, primeira grande retrospectiva da artista chilena, no Instituto Moreira Salles da Av. Paulista.

Macarena, 1987, da série O pomo de adão (1982-1988). Coleções Fundación MAPFRE © Paz Errázuriz, cortesia da artista

A fotógrafa chilena Paz Errázuriz (Santiago, 1944) iniciou sua carreira autodidata durante os violentos anos 1970, quando se instaurava em seu país a ditadura militar de Pinochet. Seu trabalho se concentra sobretudo em pessoas e espaços que por diversos motivos foram deslocados para as margens da sociedade, não raro sendo também reprimidos pelo Estado por transgredirem as regras vigentes.

I, da série Os adormecidos, 1979. Coleções Fundación MAPFRE © Paz Errázuriz, cortesia da artista

Esta exposição percorre suas principais séries fotográficas. Indivíduos internados em hospitais psiquiátricos, travestis, membros de circos precários, prostitutas, lutadores de boxe amador, cegos, pessoas em situação de rua, idosos, uma etnia indígena em vias de extinção: todos surgem, nos retratos majoritariamente em preto e branco de Errázuriz, com inteireza e dignidade, resultado de um processo criativo baseado na convivência e que preza pela construção de um vínculo de confiança e respeito mútuos.

Mulheres pela Vida, da série Protestos, 1989. Coleções Fundación MAPFRE © Paz Errázuriz, cortesia da artista

Suas imagens romperam importantes tabus em uma sociedade privada de liberdades e, por sua força e relevância, seguem reverberando hoje. Paz Errázuriz expôs largamente pelo mundo, inclusive representando o Chile na Bienal de Veneza em 2015, e sua obra está nos acervos de instituições como Tate, Reina Sofía, Daros e MAPFRE. Recebeu diversos prêmios; entre os mais recentes estão o Photoespaña, o Madame Figaro do Festival de Arles e o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Chile.

Miss Piggy II, Santiago, da série O circo, 1984. Coleções Fundación MAPFRE © Paz Errázuriz, cortesia da artista

A exposição poderá ser vista de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h, na Galeria 2 – 7º andar.

Mais informações no SITE do IMS-Paulista.

(Carta Campinas com informações de divulgação)